SociedadeDestaque

Há 10 anos lutava contra a leucemia, hoje é médica

- Publicidade -

Muitos devem lembrar-se do caso de Cristiana Francisco, a jovem tomarense de 16 anos, a quem foi diagnosticada leucemia no início de 2014.

Na altura estudava na escola Santa Maria do Olival em Tomar e recebeu uma grande onda de apoio e solidariedade. Chegou a ser entrevistada por Fátima Lopes no programa “A Tarde é Sua” da TVI.

A forma determinada e corajosa como Cristiana enfrentou a doença levou a que fosse escolhida para representar Portugal na Semana Internacional da Criança com Leucemia que decorreu em 2014 em 38 países.

Cristiana foi apresentada como “um exemplo a seguir”, “uma otimista incorrigível” e com “uma força incrível” e, por isso, levou essa mensagem de esperança a todo o mundo.

Devido aos problemas de saúde e aos tratamentos no IPO – Instituto Português de Oncologia em Lisboa, Cristiana decidiu repetir o ano escolar em 2014 uma vez que perdeu mais de metade das aulas. Mas com a sua coragem e com o apoio de familiares, colegas e amigos, Cristiana sempre esteve motivada para encarar a “nova vida” de cabeça levantada e conseguiu curar-se.

- Publicidade -

10 anos depois sabemos que Cristiana concluiu em 2023 o curso de medicina na FMUC – Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Desde 1 de janeiro deste ano é médica interna de formação geral no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.

Se há 10 anos, os médicos cuidavam da saúde de Cristiana, hoje é ela que cuida da saúde de muitas pessoas.

Um caso que merece ser registado, uma tomarense que merece ser congratulada. Parabéns!

Vídeo da Associação Portuguesa Contra a Leucemia

Força, Cristiana!

Cristiana venceu a leucemia

 

 

 

 

- Publicidade -

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo