Nos últimos dias tem havido vários relatos de furtos e atos de vandalismo em cemitérios da região.
Na freguesia de Asseiceira, Tomar, houve furtos nos cemitérios da Roda e da Asseiceira. A junta de freguesia apela àqueles que foram lesados, que se devem dirigir à sede da junta ou ao Espaço Cidadão para inventariação e possível recuperação dos objetos roubados.
Na freguesia de Paialvo, o cemitério da Peralva também foi visitado pelos amigos do alheio que roubaram sobretudo objetos de metal.
Uma das lesadas foi Maria Lopes, cabeleireira, que denunciou no Facebook o furto de uma lanterna da campa do seu pai, ao mesmo tempo que alerta para outros objetos que desapareceram.
Aqui ao lado, no concelho de Constância também houve vandalismo e furto de objetos no cemitério da Portela, freguesia de Santa Margarida da Coutada.
A junta de freguesia apresentou queixa às autoridades e lançou um apelo aos familiares que ficaram prejudicados com estes furtos ou atos de vandalismo que devem participar à junta de freguesia para que seja dado conhecimento à GNR.
Para mitigar este tipo de crime nos cemitérios, há quem defenda um reforço da iluminação pública e a instalação de câmaras de videovigilância.