SociedadeDestaque

Foco de Gripe Aviária no parque ribeirinho da Barquinha

Foi detetado no parque ribeirinho de Vila Nova da Barquinha um foco de infeção por vírus de gripe aviária de alta patogenicidade H5N1, o que constitui um perigo para a saúde pública, alerta a autarquia.

Em comunicado, a câmara apela a que não se alimentem os animais na zona do parque ribeirinho evitando assim a aproximação dos mesmos e que não se circule no perímetro sinalizado a fim de não ser um agente de propagação do vírus em capoeiras ou cativeiros onde coabitem espécies que sejam afetadas por esta gripe.

Pede-se ainda aos proprietários de aves de capoeira e em cativeiro que as mantenham confinadas aos respetivos alojamentos de modo a impedir o seu contacto com aves selvagens.

Este é o segundo caso de gripe aviária no concelho de VN Barquinha. No final de 2021 foi confirmado um foco, numa exploração de perus, na Praia do Ribatejo.

A gripe aviária é uma doença infeciosa viral das aves que atinge aves selvagens, de capoeira e outras mantidas em cativeiro;

Algumas estirpes virais de Gripe Aviária são transmissíveis aos humanos. No entanto, para que tal aconteça, é normalmente necessária a ocorrência de contactos próximos entre as pessoas e as aves infetadas;

Detetado foco de Gripe Aviária na Praia do Ribatejo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.