SociedadeDestaque

Festa dos Tabuleiros: aí está o grande dia

- Publicidade -

O dia mais esperado da festa dos Tabuleiros é o do cortejo principal que acontece neste domingo de 9 de julho, a partir das 16h00.

São 618 tabuleiros transportados à cabeça por mulheres, acompanhadas pelos seus pares, num cortejo que tem uma extensão aproximada de cinco quilómetros pelas ruas de Tomar.

Da Mata dos Sete Montes saem os pares dos tabuleiros, primeiros os da freguesia urbana que tem quase 250 tabuleiros, e depois as restantes 10 freguesias ou união de freguesias.

Descem a av. Cândido Madureira até à rotunda Alves Redol, viram para a Levada, sobem a Corredoura até à praça da República onde acontece o momento mágico do levantar simultâneo dos tabuleiros, após a bênção e os três toques do sino da igreja de S. João Baptista.

Dali o cortejo volta a descer a Corredoura, passa novamente pela Levada, atravessa a ponte Nova, sobe a av. Norton de Matos, segue pela rua Manoel de Mattos, rua Miguel Ferreira, av. Ângela Tamagnini, desce a Alameda Um de Março, atravessa a ponte velha, vira para a av. Marquês de Tomar e depois para a rua Silva Magalhães, seguindo pela praça da República, rua Infantaria 15 e termina na Várzea Grande.

- Publicidade -

Além dos pares dos tabuleiros, participam no cortejo as coroas e pendões de cada freguesia e da Misericórdia, os bois do Espírito Santo, gaiteiros, bandas filarmónicas e todos os elementos das comissões que organizam a festa.

A assistir conta-se que estejam centenas de milhar de pessoas.

 

Número de tabuleiros por freguesia:

União de Freguesias de Além da Ribeira e Pedreira – 48

Asseiceira – 26

Carregueiros – 30

União de Freguesias Casais e Alviobeira – 46

União de Freguesias Madalena e Beselga – 62

Olalhas – 30

Paialvo – 3

S. Pedro – 30

Sabacheira – 20

União de Freguesias Serra e Junceira – 50

União de Freguesias Santa Maria dos Olivais e São João Batista – 246

TOTAL – 618 tabuleiros

mapa cortejo tabuleiros 5419023805 2244889897424488753 n

 

 

- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo