
O tenente-coronel Pedro Miguel Duarte da Graça, antigo comandante da GNR de Tomar, é o novo comandante distrital da GNR. A cerimónia de tomada de posse, no dia 4 de outubro, nas instalações do Comando da Unidade, foi presidida pelo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Rui Clero.
Pedro Graça é natural de Riachos, concelho de Torres Novas, onde nasceu no dia 29 de março de 1974. É mestre em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa, e mestre em Ciências Militares pela Academia Militar, possui uma pós-graduação em Criminologia pela Universidade Lusíada, uma pós-graduação em Estudos e Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa, uma pós-graduação em Direito e Segurança, uma pós-graduação em Informações e Segurança pela Universidade Nova de Lisboa, uma pós-graduação em ciências militares e policiais e uma pós-graduação em segurança e defesa pelo Instituto Universitário Militar.
Ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 1996, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, das quais se destacam:
Chefe de Secção no Estado Maior do Comando Territorial de Santarém;
Chefe da Divisão de Contrainformação e Segurança, na Direção de Informações;
Chefe da Repartição de Civis e de Reservas, Reformas e Aposentações na Direção de Recursos Humanos;
Comandante do Destacamento Territorial de Tomar (2007);
Comandante de Companhia e docente no Centro de Formação da Figueira da Foz da Escola da Guarda;
Diretor do 1º Curso de Manutenção de Ordem Pública em Angola;
Comandante de Companhia e docente na Academia Militar;
Comandante de Pelotão de intervenção – Força Multinacional de Estabilização do Iraque.
Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, nacionais e estrangeiras.
O Comando Territorial de Santarém é responsável pelo cumprimento da missão da Guarda em todo o distrito, tendo a seu cargo uma área de policiamento com um total de 6 541 km2 e a responsabilidade da segurança de 365 108 habitantes.
Integram o dispositivo do Comando Territorial de Santarém cinco Destacamentos Territoriais, um Destacamento de Trânsito e um Destacamento de Intervenção, articulados em 26 Postos Territoriais, dois Postos de Trânsito, um Pelotão de Intervenção, uma Secção Cinotécnica e uma Esquadra de Cavalaria.

Porque é que os GNR’s usam o boné à bêbedo?
Agora o senhor comandante distrital só precisa que lhe atribuam pelo menos 3651 guardas para conseguir que a guarda faça um bom serviço… que fazer um bom trabalho sem pessoas suficientes é difícil.