SociedadeDestaque

Estrada da Serra com ciclovias passa a ter só uma via para cada lado (c/ fotos)

- Patrocínio -

Neste sábado, dia 12, o empreiteiro da obra da estrada da Serra em Tomar, está a pintar de vermelho as ciclovias entre a rotunda do McDonald’s e o politécnico. Há ciclovias em ambas as faixas de rodagem, uma para cada sentido.

Esta inovação das chamadas ciclovias “pop-up” estava prevista no projeto inicial e tem suscitado críticas.

Um dos problemas é que passa a haver um estreitamento do espaço reservado aos automóveis com os consequentes constrangimentos no trânsito.

Questiona-se também se o número de ciclistas justifica esta obra numa das entradas e saídas principais da cidade (acesso à A13).

No troço entre a rotunda do McDonald’s e a praceta Raul Lopes, a estrada mantém-se com apenas uma via para cada lado, mais estreitas, e a ciclovia está sinalizada na zona pedonal.

- Patrocínio -

16 comentários

  1. É a cruzada dos arquitectos “à solta”: tirar carros das cidades. Estreitam vias e reduzem estacionamentos. No caso de Tomar, cidade de reformados e de idosos, em que os jovens adultos emigram à procura de trabalho de habilitação acessível, as ciclovias servirão para as muitas cadeira de rodas que vai haver!

  2. Não sou de Tomar mas é deveras constrangedor ver estas críticas no que respeita à construção das ciclóvias e insinuações no que respeita aos decisores! Quanto ao Tomar ser uma aldeia, tbm não admira, Portugal em si é uma pequena cidade do mundo.

  3. Sendo que o limite nestas vias são 50km/h estão a protestar de quê? De não entrarem na cidade a 120?
    Protestam por tudo e por nada, sendo que têm zero sentido, incluindonver que os alunos do IPT (e até professores) vão cada vez mais a pé, de trotinete e de bicicleta.
    Agora protestem por existirem estudantes e IPT.

    1. Não é o caso de entrar em Tomar a 120 Km ,mas sim escoar o tráfego a 50Km/h em duas vias .
      Isto é válido mesmo que em hora de ponta nem que seja só de manhã e ao fim da tarde durante o periodo escolar !
      Qualquer entrada da cidade é espetacular !
      Continuem assim ,já vem do tempo do Sr.Eng . António Paiva e agora com a senhora vai para 12 anos e nada !
      Carvalhos de Figueiredo é o que se vê .
      Valdonas idem !
      Rua de Leiria …
      Algarvias…

  4. Gostava era de saber porque é que sacrificamos duas vias para os infinitos ciclistas que vemos diariamente. Aos molhos. Tapar os buracos na estrada resultante das obras ta quieto. Isso é para 2030, pintar merdas inúteis é a valer para esta gente. Bela cidade. Paguem ai 600 por um t0 com a sanita ao lado da cabeceira e sejam felizes de 4 em 4 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo