in ,

Estátua do infante D. Henrique inaugurada há 60 anos

Completaram-se no dia 18 de dezembro 60 anos da inauguração da estátua do infante D. Henrique em frente à Mata dos Sete Montes em Tomar.

Em 1960 celebrava-se o centenário do Infante D. Henrique e foi nesse contexto que surgiu a ideia de se erguer uma estátua de homenagem a esta figura histórica.

A obra é do escultor Henrique Moreira e perpetua “o varão ilustre que, além de figura eminente da História Pátria com projecção universal, reveste para os tomarenses a honrosa particularidade de ter sido governador da Ordem de Cristo, que aqui teve a sua sede”, conforme se lê no jornal “O Templário” da época.

Segundo essa notícia, a estátua foi inaugurada com honras militares do Regimento de Infantaria que se fez representar também com a sua banda.

O escultor Henrique Moreira foi também o autor do monumento aos combatentes da Primeira Guerra Mundial que se encontra na nova rotunda em frente à estação da CP.

 

Escrita por Redação

Comentários

Responder
  1. Com a idade de 10 anos estive na inauguração da estátua com outros colegas do CNA com as fardas da Mocidade Portuguesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Sem comentários

Perigo de derrocada mantém-se