SociedadeDestaque

Esclarecimento sobre o caso do cão preso a uma árvore

Acerca da notícia que publicámos aqui, sobre um cão acorrentado a uma árvore em Fontainhas/Peralva, freguesia de Paialvo, Tomar, recebemos um esclarecimento de Joaquim Alves que garante apenas faltar a casota ao animal (problema já resolvido), tendo água e comida diariamente.

Aqui fica o esclarecimento:

“Esta notícia tem um ponto de verdade, a casota, pois a casota que a cadela tinha de madeira degradou-se com o tempo e ainda não foi adquirida uma nova casota. Resto da notícia não é de todo verdade.

drive banner horarios

A cadela sempre tem água e as dosagens de comida são consoante o peso do animal e conformidade do que está no saco de alimento para o cão, pode se confirmar que não está mal constituída, inclusive foi desparasitada há 2 semanas. A GNR já foi ao local e confirmou o boletim de vacinas da cadela e confirmou que está em ordem, verificou que tinha água e comer, apenas sublinhou o facto de não ter ainda a casota.

As fotos foram tiradas de forma a tapar o candeeiro da água. Encontra-se amarrada à figueira para ficar com mais sombra, o animal costuma estar presa com um sistema onde a corrente que prende a cadela percorre um ferro, onde permite que o animal ande uma área maior de espaço, porém como os moradores foram de férias e para evitar que o sistema falhe e que o animal se solte e fosse para a estrada, optaram por amarrá-la à figueira.

Como os moradores foram de férias, pediram que um amigo desse comida e água ao animal”.

                                                                                 Joaquim Alves

62 comentários

    1. Muito bem falado, animais são os donos e muitos outros que tratam pequenitos como objeto descartável que pode deitar gora a hora que bem entender. Deveriam ter leis mais severas para isso

    2. Para não falar que a madeira é porosa,qdo chove como fazem? E qdo troveja é seguro o animal estar de baixo duma árvore?? Pra não falar o arrastar da corrente,gostariam os donos de viverem acorrentados?? Enfim muito lindo!!

    3. Exatamente… parece q os animais não sentem . . Eles q morrem pelos donos ….sao tratados so como escravos … o indispensável p não morrerem e continuarem a prestar serviço de guardas….. gente q não ama
      não devia ter estes seres maravilhosos ao seu cuidado .
      Como. Estas desculpas são.válidas não entendo . O mais certo é q lhe puseram comida quando da queixa .E a Corsa enrolam à volta das coisas quando presos e quase se asfixiam

    4. É mesmo isso fazem parte da família.
      Mas são pessoas irracionais e egoísta.
      Deus lhe pague.
      Quando chegarem ao o animal fica feliz…..e eles nem querem saber

    5. Nós os humanos não somos donos de nenhum ser vivente.
      À falta de melhor nome, somos tutores dis animais de estimação e companhia.
      Ir de férias e, deixar o cão preso não é aceitável!
      Deverão arranjar uma solução.
      Para mim é desumano prender um animal assim!!!
      A crueldade é um crime!

      1. Ser-se má pessoa também é crime e não se vê toda a gente ir para a cadeia. Bem analisadas à lupa, provavelmente em cada 1,000,000 pessoas talvez 1 ou 2 não fossem parar imediatamente à prisão e fossem só para uma casa de correcção.

    6. Tem toda a razão
      Agora de inverno vai entrar muito frio porque razão o bichinho não dorme dentro de casa
      E pequeno e indefeso há tantas leis mas fica tudo igual ninguém toma providencias de fosse nos EUA já tinha sido de lá retirado
      É uma tristeza

  1. Seja como for os animais não são para estar amarrados, deviam existir leis para punir estás situações, mas o nosso país ainda está muito longe de ser civilizado…

      1. Esta gente é louca!
        Das 2 uma se vais de vacances levas o cão contigo. Se não quiseres pois vais de vacances pões então o animal num canil ou hotel de cães. Se não tiveres money ou não vais férias ou não tens cão. Se fosse juíz punha te uns dias na choldra. Que é o que mereces pois nisto tudo o ANIMAL és Tu…

  2. Atualmente é ILEGAL ter animais trancados em varandas ou acorrentados por períodos superiores a 3 horas diárias. Para a próxima, antes de fazerem um artigo a desculpar o dono informem-me sobre a legislação.

    1. Exactamente! A notícia parece que foi “amanhada” para dar um ar responsável ao dono. Não chega dar casa e comida. Por isso os animais têm DIREITOS! Se for de férias arranje um hotel ou amigo que cuide do cão. Quanto ao jornal, não fazia mal fazer a vossa função que é dar a notícia de modo imparcial de um crime (cão acorrentado) e as suas consequências (nada foi dito nem feito).

      1. Não posso porque lugar foi ocupado por si há muito e vê-se que gosta da coisa 😀 LOL. Não acertou numa! Sou mulher, não sou nem vivo na cidade e quem não percebeu nada foi você. Mas compreendo, coitadinho, porque nem todos tivemos a possibilidade de ir à escola.

  3. É um absurdo deixar o animal preso, enquanto vão de férias.
    Que sofrimento para esse cão.
    Isso é falta de amor dessas pessoas insensíveis.
    Esse animal merece um dono que o trate com amor e carinho.
    Enfim enquanto não houver punição, vai sempre acontecer.
    Que triste…

  4. Tanta valentia na defesa dos animais, depois tratam mal os idosos e certos humanos. Porque não vão aos lares e jardins de infância ajudar? Não critiquem as pessoas por terem um animal no campo preso a uma corrente, como se o cão fosse mal tratado. Bater e matar isso sim deve ser punido,quanto aos mariquices deixem se de isso!!! Os cães fechados no apartamento a ver televisão não estarão pior??

    1. A maior parte dos idosos estão nos lares porque a família não está para tratar deles, mas pelo menos têm um sítio onde estar e a ser cuidados. Quanto às crianças, têm os pais, avós, e outros familiares. E os animais? Esses estão á mercê do ser humano que muitos desses ser humanos são umas bestas ignorantes. Quem decide adotar um animal, tem que estar preparado para lhe dar uma vida estável e cuidar desse animal. Não é ir de férias e deixar o animal preso a uma corrente. Infelizmente, apesar de haver leis, ainda não estão a ser cumpridas como deviam e muitas autoridades viram a cara.

      1. Verdade…os animais 4 patas, dependem de nós e são os nossos mais fiéis e verdadeiros amigos!!! Esta gentalha é que deveria estar acorrentada…nenhum animal merece… há hotéis e associações que recebem os nossos amiguinhos ,enquanto os tutores vão de férias…as n os podem levar…e até ao abandono e idosos estarem nos lares, há muita história de vida!!! Nem vos passa pela cabeça, o que muitos desses idosos foram, as eram novos!!! E mais n digo!!

    2. Incrivel. O sr ainda defende esse faz de conta de dono do cao!?
      Um idoso ou crianca que relata fala e um cao nao.
      Consciencia e que falta-lhe.

    3. João M, o seu comentário é típico de uma criatura inferior. Se está tão incomodado, vá você fazer voluntariado nos lares ou jardins de infância. Não vai, sabe porquê? Porque quem o faz são pessoas de bem e, pelo seu comentário, isso não é o seu caso.
      O facto de uma pessoa criticar o tratamento – que até é proibido por lei – dado a um cão não significa que essa pessoa trate “mal os idosos e certos humanos”, palavras suas.
      Certos humanos deve ser o seu caso e muitos dos idosos já foram, quando eram mais novos, verdadeiras bestas que nem acorrentadas mereciam estar.

      1. Sr Paulo P. Você sendo uma pessoa superior e de bem, percebendo logo pelo seu tipo de comentário. Pois a mim qualificou me por baixo… Quero dizer lhe que as bestas eram animais que faziam um belo trabalho no campo. A importância que se dá aos animais é um exagero em relação às pessoas é essa a minha comparação, mas você sendo um burro, dos que só vê animais pela frente ,que deve cheirar a cão ou gato e a roupa cheia de pelos etc etc, vá comer com um cagalhão . cumprimentos

        1. Sabe a minha roupa é de marca tb..🤣🤣🤣, provavelmente terá algum pêlo de Gato ou patudo…e tenho orgulho nisso…Qt aos idosos que muitos apregoam com muita pena dos mesmos…n conhecem histórias de maus tratos aos familiares, qd estes ditos idosos ,muitos deles, eram simplesmente pessoas más e que maltratavam a mulher e filhos…n falem daquilo que n sabem em concreto!! Prefiro os animais 4patas às pessoas…e n penso 2 x…e tenha tento na língua, pq educação, é muito bonito e fica bem a todos!! Senão gosta de animais, n pode ser boa pessoa

    4. Verdade! E mais bonito ter um cão solto na varanda onde passa o dia todo! E tem pouco mais de
      espaço que de uma barraca!! Mas como não está prezo a uma corrente está tudo bem!! Vão mas e ver dos idosos que estão a morrer de fome

    5. Sr. João M, era isso mesmo que eu gostaria de ver respondido…. Um animal à solta dentro de um apartamento não é considerado crime, porquê??? Que coloquem este animal da notícia ao lado de um que mora num apartamento com um especialista e que depois digam qual dos dois é mais Feliz.

    6. JOÃO M. ATÉ AGORA O COMENTÁRIO MAIS REALISTA E SENSATO QUE LI.
      PARECE QUE ESTAMOS A CAMINHAR PARA O IRRACIONAL….. EU VIVO EM ÁFRICA E ADORO ANIMAIS, SÓ CAES TENHO +30 , MAS NÃO POSSO ACEITAR CERTOS COMPORTAMENTOS HUMANOS (RADICAIS) DE ALGUMAS PESSOAS CHAMADAS DE CIVILIZADAS, PROTETORAS DE ANIMAIS, QUANDO HÁ TANTA CARÊNCIA HUMANA PELO MUNDO FORA E EM PARTICULAR NESTE PAÍS ONDE VIVO.
      BEM HAJAM AS PESSOAS E A SEGUIR OS ANIMAIS.

    7. João M . Uma coisa nada tem a ver com a outra ; trate sempre bem todos os idosos e sempre bem todas as crianças ; e trate sempre bem todos os animais ; todos os humanos podem e devem fazer as duas coisas sempre : uma coisa não impede a outra . Seu argumento não convence nem uma criança de 5 anos .

    8. Eu tenho uma vaquinha que está muito bem tratada por sinal, mas agora vou ter que ir uma semana para fora como acham que devo fazer, os canais não tomam conta que eu conheça não há hotéis para essas vagas, também não a posso levar para uma colônia de férias, se houver alguém com disponibilidade para a ter em casa agradeço informações, está habituada a andar á solta e tem uma casa própria, portar-se muito bem é só para não a deixar presa,. Obrigada

  5. Ter o cão preso numa árvore!!! O que é mais correto, tê-lo preso ou abandonar o cão enquanto os donos vão de férias, nestes meses só se vêem cães abandonados, portanto,eu pessoalmente,cada um crítica que quiser, são livres de o fazer,antes amarrado, alimentado e cuidado por terceiros,do que DEIXAR NA RUA A FOME E SEDE

    1. Essa questão “O que é mais correto” não se põe. Não é por uma ser pior que outra que alguma está certa. Ambas estão mal.
      Quer um exemplo para que possa perceber? Entre uma lambada (mão aberta) e um soco (mão fechada), qual prefere ou qual acha ser mais correto?

    1. Boa tarde D. Marília Monteiro,

      Será que tratam?? Não será melhor o cão ficar com alguém que já conhece, no habitat que já está habituado.do que ir para um hotel xpto, ter gente desconhecida a tratar dele. Quem se preocupa com o stress do cão?? Será que estão a pensar no animal ou na carteira?? Por muito dinheiro que se tenha há situações que não compensam….

  6. Cada um sabe da sua vida…o cão ficou ao cuidado de um amigo. A senhora que tentou denunciar deveria era ter perguntado ao sr se precisava de uma casota ja que lhe fez cumexoes no pito..vá apanhar tomate ao metro…o cão pelas fotos está bem de saude e nao se encontra magrinho… já agora sr jorge tenha cuidado com essa senhora,não va andar a controlar o que voce tem para depois ir la roubar

  7. Gostava apenas de ver tantos comentários, gente interessada e revoltada com problemas como as incríveis obras que andam a ser feitas pela cidade fora, pelas aldrabices da Tejo Ambiente, entre outras situações que pior deixam o estado da cidade como estou a ver por este cão abandonado/mal tratado.
    Parece-me que quem está a ser tratado como uns animais somos nós humanos, enquanto andamos preocupados em tratar os animais como humanos. Acordem para a vida e definam prioridades.

  8. Sr Paulo P. Você sendo uma pessoa superior e de bem, percebendo logo pelo seu tipo de comentário. Pois a mim qualificou me por baixo… Quero dizer lhe que as bestas eram animais que faziam um belo trabalho no campo. A importância que se dá aos animais é um exagero em relação às pessoas é essa a minha comparação, mas você sendo um burro, dos que só vê animais pela frente ,que deve cheirar a cão ou gato e a roupa cheia de pelos etc etc, vá comer com um cagalhão . cumprimentos

  9. Todos concordamos que os animais devem ser respeitados. O que me preocupa é que a maioria dos fanáticos defensores dos animais, quando vêem um sem abrigo, são os que viram a cara ao lado. Não é geral, mas quase. No meu entender um animal é um animal, que tem direitos, claro. Mas não comparamos um animal a um ser humano. Já agora uma pergunta: Se for um cavalo ou 1 cabra amarada a uma corda, já não faz mal?

  10. Quando alguém se preocupa mais com um cão do que com uma pessoa, algo está profundamente errado. A nossa sociedade está muitíssimo doente. Humano é humano, bicho é bicho. Não vejo que o animal esteja maltratado ou com problemas de saúde. O caso já foi acompanhado pelas autoridades e está tudo segundo a lei.

  11. É incrível ver o tipo de comentários feitos pela defesa do animal, a revolta de tanta gente com o cérebro limitado. Ao invés de criticar para ganhar mediatismo ou talvez libertar frustração pessoal em defesa dos animais, fazer alguma coisa para perceber se o cão está mal tratado ou não e se precisa.se de uma casota davam.lhe uma, era mais louvável. Mas o que mais me incomoda no meio disto tudo é a imparcialidade desta gente da defesa dos animais perante um sem abrigo que ninguém defende. Vêem um sem abrigo na rua certamente o ignoram e ainda se desviam dele nem se importam se está alimentado, com sede nem a quantos dias não dormem uma noite tranquila em uma cama confortável. As prioridades devem estar muito baralhadas para muita gente. Estes ignorantes da prioridade animal é que deviam estar acorrentados a uma árvore para reflexão pensavam duas vezes para depois darem prioridade ao ser humano ou ao animal.

  12. Grande parvoíce, comparação despropositada, aqui se trata de perceber como cada pessoa sente a forma de tratar os animais.
    Humanizar os animais é muito errado, os papéis são muito diferenciados.

  13. Infelizmente há tantos animais acorrentados eu não tenho nenhum canino já tive morreu de velhinha e foi uma morte dramática fiquei com trauma mas adoro animais devo dizer que há pessoas que tem animais para os maltratar são frustadas não conseguem bater nos outros e vingam-se nos animais.

  14. Gosto de animais e tenho muitos!! Todos bem tratados, no seu devido lugar!!!
    É lamentável a forma doentia e exagerada como defendem os animais!!
    São fanáticos e não aceitam outras boas formas de tratar os animais,tal como essa de estar preso a corrente .
    Os ditos defensores e críticos, muitos deles são abusadores sexuais , masturbam os animais e disso não falam!!
    Judeiam com os animais ,nos sofás enquanto vem a TV , outros dormem com eles, essa é a verdade que não falam! Isso é de lamentar e isso sim,devia ter direito a castigo na tal lei… Óbvio que não são todos os fanáticos que fazem isso,calma!! Mas há muitos que o fazem.
    Chega ao ridículo o fanatismo, quando uma música infantil é retirada dos infantários porque a letra diz , atirei o pau ao gato!!!
    isto é doentio!!!
    Bem haja

  15. Só para terminar ,não voltando a comentar mais está excelente notícia dos nossos animais.
    Peço a opinião , as ovelhas devem pastorear em dias de chuva ??

    Bem haja

  16. Após ler todos os comentários aqui, contínuo com a ideia de que quem devia ficar acorrentado ou deixado em varandas, quintais e terraços, sob o sol, frio e chuva, são os donos/tutores desses animais.
    Quem devia puxar a carroça com pesos e tomando tarreia, são os donos desses animais.
    E quem devia ser levado para a arena para servir de diversão, são os animais humanos e não os touros e cavalos que não queriam estar ali.

    Minha opinião…
    Pronto, falei…

  17. Esta longa série de comentários dá um retrato interessante da variação da espécie.
    E, desta vez, não é caracteristica de Tomar – é assim em todo o lado.
    As leis sobre o bem estar animal estão erradas ou são ignoradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo