in ,

Distrito: 81 casos de maus-tratos e abandono de animais

No distrito de Santarém, em 2019, a GNR e a PSP registaram 81 casos de maus-tratos e abandono de animais de estimação, segundo dados publicados pelo Jornal de Notícias deste domingo. Do total de casos, 35 referem-se a abandono e 46 a maus-tratos.

A nível nacional as autoridades policiais investigam, todos os dias, em média, cinco novos casos de maus-tratos e abandono de animais de companhia em Portugal. No ano passado, foram abertos pela PSP e GNR 1993 inquéritos por crimes contra animais de companhia, uma média de 5,4 casos por dia, sendo a maioria na área da PSP. Ainda assim, o número é inferior ao de 2018, quando foram investigados 2055 crimes desta natureza, uma média diária de 5,6.

Citado pelo JN, Ricardo Lobo, da Associação Nacional de Médicos Veterinários, considera que esta diminuição está relacionada com a mediatização do assunto. “As notícias sobre condenações em tribunais por maus tratos a animais mostram que a justiça está atenta e, ano após ano, aqueles que mal tratam ou abandonam animais percebem que não podem sair impunes”.

Recorte do JN (09-02-2020)

Escrita por Redação

Comentários

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Dirigentes da Delegação de Tomar da Ordem dos Advogados vão tomar posse

Luiz Mota vence Proença Cross Trail