in

Comendatio Music Fest com casa cheia

Aldeia do Paço da Comenda (Tomar) recebeu várias centenas de pessoas diariamente

comendatio IMG 20190608 220814 2
Comendatio Music Fest registou uma moldura humana digna de registo para a aldeia do Paço da Comenda

Pode-se começar por dizer que a aldeia do Paço da Comenda teve nos dias 7, 8 e 9 um fim-de-semana para mais tarde recordar.

A 3º edição do Comendatio trouxe várias centenas de pessoas a esta aldeia do concelho. Num ano de transição, em que o festival abrangeu outro tipo de sonoridades dentro do metal, aposta que se revelou certeira.

Num total de 13 bandas repartidas por dois dias, os grandes destaque recaiam em Tesseract e Leprous, como cabeças de cartaz.

No entanto, antes disso, houve lugar ao arraial de receção ao campista, no dia 7.

Arraial de recepção ao campista foi um bom aquecimento

Foi como um ligar e aquecer dos motores em que foi percetível que a organização estava atenta a todos os pormenores. Campismo a funcionar, levantamento de pré-vendas e venda de merchandising a darem os primeiros passos, espaços exteriores de restauração e bar a receber os primeiros festivaleiros.

Às 21 horas abriam-se as portas do Comendatio Music Fest, na sede da ACDSS Paço da Comenda, com um salão forrado a preto e com um palco visivelmente dotado de um poderoso sistema de som e de luzes que prometiam abrilhantar o festival.

 

Comendatio Music Fest 147
Serrabulho confirmaram toda a sua excentricidade no arraial de receção ao campista

Logo de seguida deu-se início a uma noite de arraial diferente do habitual com a presença de bandas divertidas e algumas bem extravagantes, onde se destacou a presença da nem sempre consensual Maria Leal. E se no início da noite a adesão do público era ainda muita pouca, com as actuações de GoBabyGo e Shivers, a sala foi ficando mais composta e assim continuou até a actuação de Serrabulho a derradeira banda da noite, que espalhou energia e boa disposição dentro e fora do palco.

O aquecimento estava feito, as portas fecharam cedo, pois, as expectativas para o dia seguinte eram muito elevadas e a organização precisava de algum tempo para descansar e afinar pormenores para o dia seguinte.

Dia 8 começou bem e terminou ao rubro com a actuação de Tesseract

No dia 8 as afinações começaram bem cedo com a realização do sound check das bandas, ao mesmo tempo que iam chegando cada vez mais festivaleiros, com a ocupação do parque de campismo a aumentar a olhos vistos.

Pelas 15.00 horas abriam-se as portas do Comendatio Music Fest e cedo se percebeu que este era o dia em que a organização ia realmente ser posta à prova.

Várias dezenas de pessoas já aguardavam o momento e com o desenrolar do festival, rapidamente as várias dezenas se transformaram em algumas centenas.

Os Allamedah foram os primeiros a pisar o palco e já com uma plateia bem composta. Plateia essa que foi crescendo ao longo da tarde com as actuações de Kaelling, Pântano, Sullen, Kandia e NoSound.

Entretanto era noite e o momento mais esperado estava prestes a acontecer. Os ingleses Tesseract estavam prestes a entrar em palco, para delírio dos muitos fãs presente.

Com o início da actuação de Tesseract o salão da ACDSS Paço da Comenda apresentava uma moldura humana digna de registo e para mais tarde recordar. Eram várias centenas de pessoas a testemunhar o regresso da banda inglesa a Portugal e quem diria que esse regresso iria acontecer na aldeia do Paço da Comenda, em Tomar.

Comendatio Music Fest 438

Atuação de Tesseract foi um dos pontos altos do Comendatio

 

A banda inglesa correspondeu e superou as expectativas com uma actuação a roçar a perfeição, em que percorreram toda a sua discografia.

Terminada a actuação de Tesseract e para aqueles que ainda não queriam ir descansar coube a Vincente Cavanagh, vocalista e guitarrista da conhecida banda Anathema, o fecho da noite como Dj Set.

Por fim, o dia da actuação de Leprous

No dia 9, último dia do Festival, as rotinas forma muito semelhantes às do dia anterior. Sound check das bandas a começar bem cedo e cedo começaram também as movimentações de festivaleiros pela aldeia do Paço da Comenda.

Neste dia, registou-se um ligeiro atraso na abertura de portas, mas, nada de grave para o público. Assim que os Needle deram os primeiros acordes do dia tudo ficou esquecido e o Comendatio Music Fest estava de novo em acção.

O último dia do Festival teve a particularidade de registar forte afluência do público desde cedo, o que se traduziu em mais um dia fantástico com as actuações de A Last Day on Earth, Crisalida, Wheel, W.A.K.O., Sinistro e Uneven Structure, antes de entrarem em palco os cabeças de cartaz Leprous.

Os minutos que antecederam a actuação de Leprous eram de visível ansiedade para o grande número de fãs presente. No entanto, a ansiedade depressa se transformou num sentimento de êxtase assim que a banda norueguesa entrou em palco.

Comendatio Music Fest 675 2
Os noruegueses Leprous confirmaram toda a sua qualidade no palco do Comendatio

 

Foi uma atuação irrepreensível em que banda e público estiveram em perfeita harmonia.

Como já vem sendo hábito, o fecho do festival ficou reservado para António Freitas, o mais conhecido divulgador português de heavy metal, graças ao trabalho que há mais de duas décadas tem desenvolvido na rádio, televisão e imprensa musical e que esteve presente em todas as edições do Comendatio, como DJ Set.

Foi o culminar de um fim de semana em que passaram pelo Paço da Comenda bandas de inquestionável valor dentro deste género musical e que elevaram a fasquia do festival, que deu um enorme salto a todos os níveis, prova disso, as várias centenas de pessoas presentes em todos os dias de Comendatio Music Fest.

 

Agradecimento a todos os patrocinadores

A organização do Comendatio Music Fest fez um balanço extremamente positivo do evento, destacando desde logo todos os apoios que teve ao nível dos patrocinadores do evento, da União das Freguesias de Madalena e Beselga, da Câmara Municipal de Tomar e de todos os voluntários e população local que fez do festival um grande sucesso.

Segundo a organização, “a aposta arriscada revelou-se certeira”, avançando de imediato com a certeza de que o festival segue no rumo certo e garantindo que em 2020 haverá mais Comendatio.

comendatio Cartaz patrocínios

 

Comendatio Music Fest 655 3

Comendatio Music Fest 458

Comendatio Music Fest 280

Comendatio Music Fest 219

Comendatio Music Fest 066

Comendatio Music Fest 049

Comendatio Music Fest 723 2

 

Escrita por Redação

Blog informativo Tomar na Rede. Notícias sobre Tomar e região envolvente. Informação local e regional.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
tomardrive 8714537859614244864 o

Nova escola de condução TomarDrive abre dia 24

Casa dos Ofícios Hotel 170283749900288 n

Casa dos Ofícios Hotel já abriu no centro histórico de Tomar