10 pessoas foram constituídas arguidas numa operação da polícia que desmantelou esquemas de burla por MBWay. As 12 buscas domiciliárias, foram realizadas no dia 24 em Tomar (Flecheiro), Carvalhos de Figueiredo, Vale Florido, Entroncamento, Elvas, Estremoz, Campo Maior e Vendas Novas.
Nesta operação, a Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Tomar, em comunicado, refere que apreendeu 33 telemóveis, dois computadores, quatro tablets, grande quantidade de cartões SIM, vária documentação relacionada com o ilícito, 173 doses de haxixe, 1.225 euros, alguns artigos em ouro e seis munições de calibre 12.
Os suspeitos ficam sujeitos a Termo de Identidade e Residência, ficando a aguardar julgamento em liberdade. Durante as diligências da polícia, no dia 24, juntaram-se familiares dos suspeitos no exterior da esquadra de Tomar.
A Polícia de Segurança Pública aproveita para alertar que continua a receber um elevado número de denúncias por burlas praticadas através deste método. Por isso, recomenda que nunca sejam fornecidos quaisquer códigos da aplicação MBWay a terceiros ou outros elementos de identificação que possam servir para a concretização de burlas. Recomenda ainda que, em caso de dúvidas, sejam contactadas as autoridades policiais.
Os conselhos da PJ para não cair em burlas com MBWay
– Nunca forneça a ninguém o código de ativação ou pin de acesso à aplicação MbWay;
– Tenha atenção redobrada perante a abordagem de estranhos que queiram pagar por MbWay;
– Nunca adicione um número de telefone estranho à sua conta bancária;
– Nunca instale esta aplicação sob a orientação de estranhos;
– O número de telefone dá acesso direto à movimentação da sua conta;
– Se tem dúvidas consulte o seu banco;
– Informe-se antes de aderir. Duvide, pergunte, confirme e só depois adira.