DestaqueSociedade

Mais uma descarga poluente no rio Nabão (c/ fotos e vídeo)

- Patrocínio -

Tomar acordou nesta quinta feira, dia 16, com o rio Nabão a ser alvo de mais uma descarga poluente.

Aproveitando as últimas chuvadas, a ETAR de Seiça procedeu, mais uma vez, a descargas de esgotos diretamente para a ribeira que desagua no rio Nabão.

Foi feita uma denúncia e o SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza, da GNR, deslocou-se ao local para registar mais este atentado ambiental.

A ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais de Seiça, que está construída na freguesia da Sabacheira, concelho de Tomar, deveria tratar os esgotos de Ourém e Fátima, mas não tem capacidade de resposta.

É uma estrutura da responsabilidade da Tejo Ambiente, empresa intermunicipal que é presidida por Anabela Freitas, a autarca de Tomar.

- Patrocínio -

8 comentários

  1. E que tal desistirmos da ideia que esta presidente, que joga em dois tabuleiros, tem interesse em resolver esta situação e proteger os tomarenses? Aceitamos estas descargas como uma nova tradição e entretanto coloca-se mais um casal de cisnes no rio para tentar disfarçar a espuma.

  2. Os tomarenses ainda não perceberam bem o que se passa. Como se calcula, esta inopinada descarga poluente só pode prejudicar a já fraca reputação autárquica da presidente da Tejo Ambiente. Ao que tudo indica, portanto, não terá sido uma descarga deliberada, mas simplesmente forçada. Devido ao episódio de chuva, pouco habitual nesta época, os tanques atingiram a sua capacidade máxima e houve descarga obrigatória. Que significa isto? Que a ETAR é o único agente poluidor? De modo nenhum. Há, pelo caminho, quem aproveite qualquer descarga para fazer outro tanto na sua respectiva exploração animal. A autarquia tomarense sabe, a autarquia oureense também sabe, mas nenhuma denuncia porque isso pode vir a custar votos. É um dos inconvenientes da democracia. Há demasiadas cedências só para caçar votos. Em Tomar é mesmo um escândalo, com a administração municipal em autogestão de facto desde a saída de António Paiva, o único que, com todos os seus defeitos, conseguiu enfrentar e vencer transitoriamente os caciquelhos dos Paços municipais. Fica aqui o aviso.

    1. Também é verdade que as descargas de explorações agrícolas (aviários, suiniculturas, lagares.. que existem ao longo do vale do Nabão) são crimes ambientais – essas descargas podem ser feitas não diretamente para o leito das ribeiras e rio Nabão, mas para os algares (toda a zona é formação calcária carsificada), e isso pode acontecer em qualquer altura do ano.
      Com análises será possivel identificar a origem (porque não será esgoto doméstico).

      Mas o problema aqui pelo volume em causa é mesmo esgotos domésticos e não industriais.

      Acresce que os esgotos industriais não podem ser tratados nas ETAR’s mas sim em estações de tratamento proprias (sejam no local da instalação ou noutro local). Caso haja fiscalizaçao da APA, SEPNA, e cidadania ativa de todos nós é possível identificar esses incumpridores..

      É tudo mau demais.

  3. Que vergonha estamos em 2021, não em 1921, nem em 1991 (já depois da entrada na UE)..

    Como é possível isto continuar a acontecer?? Mas o mais grave é não existirem empreitadas de urgência para arranjar uma soluçao provisória, ou sequer concursos lançados, ou (já em desespero total…) ao menos os projetos de execuçao destas redes de esgotos (que terão que ser licenciados, por a ETAR estar instalada em território Rede Natura2000..).

    -Se os esgotos vêm todos de Ourém/Fátima, e continuam à espera de uma obra que é fazer uns 15kms de nova rede emissária de esgotos (emissário, porque não recolhe nada na Sabacheira..!), porque não fazem UMA NOVA ETAR no território de OURÉM, evitando o custo de emissários atravessando a Sabacheira de ponta a ponta?
    Caso a ribeira de Seiça não tenha caudal de estio suficiente para receber os efluentes tratados dessa nova ETAR em território de Ourém, então sim, poderia equacionar-se um emissário para descarregar no Nabão

    – Já se percebeu que a ETAR de Seiça Ourém (mas na Sabacheira..) não tem capacidade só para Ourém/Fátima, e NINGUÉM na freguesia da Sabacheira tem esgotos, porque não existem projetos /estudos para uma nova ETAR??
    Mas acham que é fácil licenciar/rápido uma ampliação de uma ETAR em Rede Natura2000??https://www.openstreetmap.org/relation/6812080#map=17/39.68621/-8.45423

    – Já se percebeu também que a ETAR vai ser AINDA MAIS sobrecarregada com as novas ligaçoes que Ourém está a fazer, ligando mais casas (https://www.ourem.pt/tejo-ambiente-consigna-quatro-empreitadas-para-ampliacao-da-rede-de-saneamento/)

    – A Tejo Ambiente não diz nada.. se tem projetos e estudos feitos (sem os quais não pode haver financiamento europeu, nem obras obviamente ) é porque nada terá feito!!
    Porque encomendar projetos para todas estas redes (de esgotos e de água) iria sobrecarregar o orçamento e iria pôr ainda mais a nú as contas negativas

    É uma vergonha que o esgoto de duas cidades Ourém e Fátima tenham que ser encaminhadas para mais de 15km a jusante, atravessando a freguesia da Sabacheira de ponta a outra num colector (unitário dizem) que já se sabe que foi mal feito e está assoreado (muito incapacitado, no inverno o esgoto nem sequer chega à ETAR as tampas saltam e as descargas são logo para os terrenos / ribeira da Sabacheira..

    Sabendo isto, é ainda uma maior vergonha Ourém estar a ligar mais casas a este colector/ETAR..

    E o ultraje total é que este autismo da Tejo Ambiente impedir durante muitos anos de se usar o rio Nabão para turismo da natureza (para os munícipes e para os turistas), com tanto potencial como Agroal, Mendacha, Lapas, Sobreirinho, Pedreira, Açude… e ao dia de hoje a captaçao de água POTÁVEL para toda a zona norte do concelho ser feita na Mendacha..

    Tristeza de país este

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo