DestaqueSociedade

Atentado contra o património na anta do Vale da Lage

- Patrocínio -

Apesar de todos os alertas dos moradores, a zona envolvente da anta do Vale da Lage na freguesia da Serra de Tomar foi escavada e as máquinas só pararam nesta quinta feira, dia 11, com a intervenção da GNR.

A movimentação de terras chegou a 2,40m da anta, um monumento funerário megalítico com mais de 7 mil anos, quando a lei define um perímetro de segurança aos monumentos de pelo menos 50 metros.

Os atropelos à legalidade não se ficam por aqui. O proprietário da obra está a construir uma vivenda com um muro que está a 2,5m do eixo da estrada quando devia estar a 4,5m.

- Patrocínio -

O vice-presidente da câmara em ofício enviado a uma moradora informou que “os serviços municipais em articulação, com a junta de freguesia estão a acompanhar a situação e a verificar as questões de legalidade, prévias a uma eventual atuação no local”. À denúncia seguinte, a câmara não deu resposta.

O que é facto é que as máquinas continuaram a escavar sem que a câmara ou a junta atuassem.

A GNR esteve hoje no local e identificou o proprietário e os operários da obra.

O caso está a ser acompanhado pela arqueóloga Ana Rosa Cruz, que há cerca de 20 anos, juntamente com o arqueólogo Luiz Oosterbeek, realizou as primeiras escavações arqueológicas no local.

Sobre a anta do Vale da Lage

- Patrocínio -

8 comentários

  1. Isto é negligência e abuso de um monumento que deveria fazer parte do património nacional de Portugal. Por que essa valiosa herança cultural não foi creditada com status patrimonial? Tal escavação nunca teria sido legalmente possível. Esta escavação é um abuso desesperado de herança nacional.

  2. Olá Isabel,

    Procedi a alterações da nosssa petição pois existe um site onde se deve fazer a Petição directamente ao Presidente da Assembleia da República.
    Anexei a esta Petição a 1ª que fiz e que já tem bastantes assinaturas.

    Decidi reajustar a Petição Pública já com cerca de 80 assinaturas e redireccioná-la para o site da Assembleia da República.

    Quem ainda não assinou a petição deve já fazê-lo neste link https://participacao.parlamento.pt/private/petitions/806

    Reaproveitei as assinaturas já submetidas através do envio do printscreen da Petição Pública e do respectivo link.

    Obrigado por nos ajudarem a Salvaguardar todo o Património Arqueológico, mesmo aquele que não está classificado.

    Ana Cruz

    1. A anta de Vale da Lage está em estudo no Politécnico de Tomar e envolveu a actividade de exploração arqueológica internacional durante vários anos. Por que é que o site não recebeu proteção das entidades arqueológicas ligadas aos institutos acadêmicos? Por que é que sua importância não foi reconhecida oficialmente? Por que é que não foi reconhecido como um local de interesse científico no mínimo e, na melhor das hipóteses, por que é que não recebeu status de patrimônio cultural e nacional?

  3. A anta de Vale da Lage está em estudo no Politécnico de Tomar e envolveu a actividade de exploração arqueológica internacional durante vários anos. Por que é que o site não recebeu proteção das entidades arqueológicas ligadas aos institutos acadêmicos? Por que é que sua importância não foi reconhecida oficialmente? Por que é que não foi reconhecido como um local de interesse científico no mínimo e, na melhor das hipóteses, por que é que não recebeu status de patrimônio cultural e nacional?

    1. Pois atrás da respostas as essas perguntas ando eu mas ninguém dá …..Parece que todos sabem mas ninguém sabe …O certo é que temos uma escavação a 2,40 da Antas e com 1,50 a 2, de profundidade. Nem CMT ou a DGPC dá qualquer resposta concreta….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo