Sociedade

Primavera em Tomar: os melhores trilhos para caminhadas

- Patrocínio -

O começo da primavera foi chuvoso, mas com os mais recentes dias de sol e a promessa de fins de semana mais quentes, tomarenses e turistas já procuram opções para atividades ao ar livre no concelho.

Se, para muitos, ficar em casa com o seu protetor solar, aproveitando as varandas ou jardins é o suficiente para celebrar este começo de estação, outros preferem a aventura e exploram as alternativas que a localidade oferece.

Os trilhos de Tomar, nos quais a localidade tem vindo a investir significativamente ao longo dos últimos anos, são boas opções para quem deseja realizar atividades a céu aberto. Hoje, falaremos sobre algumas das opções disponíveis para os fãs de caminhadas.

- Patrocínio -

Seguir pelas margens do Rio Nabão

Um dos percursos circulares da região tem como ponto de partida (e chegada) o Centro de Natureza da Póvoa. Trilho de baixa dificuldade e com 9,2 quilómetros de extensão, este convida os caminhantes a serpentear por entre os campos cultivados, seguindo rumo à Capela de Nossa Senhora das Lapas. Neste trilho, um dos destaques é a paisagem, incluindo sobre o vale e sobre a Póvoa. Uma visita à Pia dos Moribundos será possível nesta caminhada, passando-se ainda pela Igreja Matriz, pela Fonte do Caldeirão e pela ponte de Sobreirinho.

Trilho entre os Gigantes Verdes e a Ribeira da Póvoa

Os caminhantes locais podem também partir, a pé ou de bicicleta, do Centro de Natureza da Póvoa para percorrer o percurso circular de 13,6 quilómetros. Este trilho cruza o casario e segue pela linha de água, junto de campos cultivados que levam até Fervença. Com a ribeira como guia e uma paisagem deslumbrante, o trilho segue até Carvalhal e ao Vale, revelando troços agrícolas e de floresta. Surpresas verdes e geológicas estarão no caminho de quem realiza o trilho, no qual é ainda possível conhecer a Capela de Nossa Senhora das Lapas. Este é um trilho de baixa dificuldade. 

Trilhos do Nabão: um desafio maior

Os 10,8 quilómetros dos Trilhos do Nabão oferecem já uma dificuldade média, sendo ideais para quem gosta de desafios. O percurso circular inicia-se na Associação Cultural e Recreativa de Linhaceira e segue pela margem direita do Rio Nabão levando ao encontro de uma natureza virgem e de um cenário onde a fauna e flora, assim como o património rural e tradicional, oferecem momentos de respiração e paz. Este trilho conta com desníveis acentuados que aumentam a emoção para os caminhantes.

 

Com a primavera à porta e a previsão de dias de sol, os trilhos do concelho de Tomar são uma excelente opção para um momento com família e amigos, cada vez mais procurada por locais e turistas.

- Patrocínio -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo