in

Alviobeira: Março e Abril de actividades mil

Jovens que serviram o almoço

Promovido mais uma vez pelo Grupo de Catequese da paróquia de Alviobeira, teve lugar no salão paroquial mais um ALMOÇO DO IDOSO, de participação gratuita e que juntou cerca de 70 naturais e residentes com mais de 65 anos. Neste almoço de convívio participou os Padres Sérgio Santos e Mário Duarte

 

Serrar da Velha dia 30 de Março

Em plena quaresma a tradição do Serrar da Velha volta ao palco do Centro recreativo, dia 30 de Março pelas 21H30, uma organização do Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira em que os versos satíricos serão uma constante. Na semana seguinte ou seja no domingo dia 7 de Abril é a vez do almoço de aniversário do rancho com preço de 13 euros por pessoa e em que a comida regional e típica estará ao dispor dos que se inscreverem pelo telef. 249 302 199 ou telemóveis 91 978 950 ou 91 305 05 78.

Equipa que confeccionou o almoço

Festival de Folclore e homenagem a António João Antunes

Registe-se que,  neste mês de Abril que o Rancho tem o seu festival e Folclore evento marcado para o dia 28 de Abril.

Antes do festival e estamos no mês de Abril de “actividades mil” –  dia 13 de Abril,  o Rancho junta-se à Junta de Freguesia da União de Freguesias de Casais/Alviobeira para no dia 13 de Abril (Sábado) antes da noite de gala e pelas 18H00 ser promovida uma cerimónia pública de descerramento das placas com o nome do ex-autarca e  um dos fundadores do Rancho – António João Antunes.  António João Antunes foi o primeiro presidente de Junta pós 25 de Abril tendo presidido à Comissão Administrativa  pós 25 de Abril até à realização  das primeiras eleições democráticas do PODER LOCAL  em 12-12-1976. Nascido na freguesia de Álvaro, em 8-10-1923 tinha-se instalado em Alviobeira, alguns anos mais tarde,  com comércio na Rua do Comércio (mercearia, taberna e talho) e na Construção Civil em Tomar. A nível autárquico concorreu sempre pelo PPD e foi eleito em 1979, 1982, 1985 e 1989, sempre vencendo ou com maioria absoluta e para o final com maioria relativa. Já não concorreu à eleições de 12-12-1993 data em que Fernando Nunes,  pelo PS conquistou a Junta. António João completou 5 mandatos e mais 2 anos de Comissão Administrativa (22 anos) sendo o presidente de junta da Junta de Freguesia de Alviobeira com mais mandatos.

Faleceu em 19-11-2010 e já não assistiu à agregação desta freguesia com Casais pela reforma administrativa de 2013, o que seria para ele dramático pois assumiu-se como “um grande Alviobeirense”

António João Antunes

A nível autárquico e “pegando” numa freguesia, como era o panorama do país, sem estradas dignas desse nome, caminhos rurais e falta de outras infraestruturas, pela sua forma de estar e ser, foi conseguindo alguns asfaltamentos por parte da Câmara dentro de Alviobeira ao Touco, com melhor traçado, acesso ao cemitério, acessos ao Chão das Eiras e travessia da ribeira (em que o povo da aldeia foi fulcral),  alargamento do cemitério e obras na sede da junta.

Um furo de captação de água em Ceras, acessos e melhorias nos lugares de Portela de Nexebra e Benfica.  Para além disso a nível das obras do Centro Recreativo teve um papel determinante, bem como nas obras  da Igreja e na fundação e acompanhamento do rancho  e instalação do museu rural.

Após a sua morte, em 2010  a Assembleia de Freguesia de Alviobeira aprovou por unanimidade, a atribuição, como memória e reconhecimento da Rua do Comércio para Rua António João Antunes (antiga Rua do Comércio) de forma a que os residentes não tenham que alterar a morada fiscal e,  com o correr dos anos, o novo nome, a exemplo de ruas de Tomar se venha a denominar pela nova denominação, sem contudo perder a antiga.

Padres Sérgio e Mário marcaram presença

Na altura o presidente de Junta- Manuel Alcobia não mandou a deliberação da aprovação à Câmara de Tomar e posteriores trâmites legais e,  limitou-se a alterar nomes de arruamentos no Chão das Eiras com dois nomes de beneméritos locais e deixou no esquecimento, uma aprovação por um órgão na altura, eleito  e em funções.

Esta Junta veio agora a verificar as atas e mandou o devido oficio à Câmara de Tomar que assim aprovou na plenitude a nova denominação e este dia 13 de Abril (nove anos após a sua morte),  num ano em que o Rancho quer homenagear “pessoas de Alviobeira”. Vai  assim ser feita a cerimónia oficial, com a presença da família,  autarcas, ex-autarcas, Câmara, Assembleia Municipal e outras forças vivas da freguesia, daí a cerimónia ser pública e feita em parceria com o rancho de Alviobeira “que foi de igual modo o “rancho do António João”. Após a cerimónia no Centro vai ter lugar a Gala do Rancho.

                                                    António Freitas

Escrita por António Freitas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comentários

TUT mais barato a partir de 1 de abril

Equipa do Sp. Tomar solidária com Moçambique