in ,

A procissão de Santa Iria em imagens

Foto de Carlos Piedade Silva






Mais fotos aqui

Escrita por Redação

Comentários

Responder
  1. Esta “procissão de Santa Iria” não passa afinal de mais uma festarola, semelhante às outras e com os mesmo figurantes. Na origem, há poucas décadas, foi apenas uma actividade escolar, sem padres nem beatas nem pendões, nem cortejo equestre. Agora já veio tudo. Tratou-se portanto de um acto de culto católico.
    Sendo assim, dado que a srª presidente não é frequentadora da igreja e tendo em conta que o poder é laico, estava na procissão a fazer o quê? Caça ao voto? Já?

    • Sr. Jaime permita-me corrigi-lo, a Procissão de Santa Iria não teve origem há poucas décadas, foi sim recolhida pelo Rancho de Minjoelho (que transporta o andor) e pretende ser uma recriação de uma Procissão/Romaria. Felizmente ou Infelizmente, quem participava nesta procissão, nos finais do séc. XIX inicio do séc. XX, era sim o poder politico já da altura, bem como as famílias mais representativas da época. O povo vinha atrás e não era de todo uma actividade escolar.

      • Obrigado pelo esclarecimento, que todavia falta à verdade. Abreviando, quando puder fale com o professor Carlos Trincão, ou com a Drª Rosário Simões, que qualquer deles lhe explicará como as coisas aconteceram realmente.
        Dito em poucas palavras, o rancho terá procurado cumprir a sua obrigação, mas chegou atrasado. Acontece.
        Mantenho portanto integralmente a minha versão dos factos, até que me provem com outros factos verificáveis que estou enganado.
        Cumprimento-a com respeito e simpatia.

  2. Claro. O que é preciso é aparecer. Essa é a exigência do eleitor tomarense, a que junta que para o progresso basta a festa grande, as estátuas e umas festas de comidas.

  3. Mais uma aparição de caça ao voto. De pequenino se torce o pepino e a Sr. Presidente da Câmara não perde tempo nem oportunidades que a levem novamente ao poleiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

U. Tomar vence em Mação

Empresários de 34 países fazem negócios em Tomar