in ,

Miguel Relvas no Brasil para lançar livro sobre reforma administrativa

Numa altura em que no Brasil se discute a redução de municípios, o ex-ministro Miguel Relvas, vai apresentar, no dia 19, no Congresso Nacional do Brasil, o seu livro “O outro lado da governação – A reforma da Administração Local”.

O livro foi lançado em Portugal em 2015, em co-autoria com o ex-secretário de Estado da Administração Local, Paulo Júlio, e com prefácio de José Maria Aznar, antigo primeiro-ministro espanhol.

O lançamento no Brasil surge de um convite do senador Eduardo Gomes, líder de bancada do Governo, que está a promover uma reforma de redução de municípios para cortar na despesa do Estado.

Antes de ser ministro, Miguel Relvas foi deputado, presidente da assembleia municipal de Tomar, da Região de Turismo dos Templários e da assembleia da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

 

Escrita por Redação

Comentários

Leave a Reply
    • Ponto 1 – O Bolsonaro não tem nada a ver com o assunto. Quem convidou o Relvas foi o Congresso federal, equivalente da nossa Assembleia da República, mas com 27 partidos diferentes representados. O que significa que, pelo menos por enquanto, a democracia liberal continua de boa saúde lá para as bandas do Pantanal, do Rio e de S. Paulo.
      Ponto 2 – O ex-ministro não vai propriamente opinar. Vai antes descrever a sua experiência como governante em Portugal, a partir do livro que publicou sobre esse tema. Designadamente a redução de freguesias, numa altura em que no Brasil se encara a hipótese de, para poupar, extinguir todos os municípios com menos de 5 mil eleitores. O que representas cerca de dois milhares, num país que conta mais de 6 mil câmaras municipais, contra apenas 308 em Portugal, algumas com menos de 2 mil eleitores. Mas a Europa vai pagando “meninas e vinho verde”, na opinião daquele ministro holandês, que sabia bem do que falava. Já o Mercosul (Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina) não está para aí virado
      Para intrujar os tomarenses já basta a actual maioria autárquica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comentários

Lixo e ervas acumulam-se junto ao pavilhão Jácome Ratton

Acabar com o equívoco