
Espera-se uma taxa de abstenção mais baixa nas eleições legislativas deste domingo, 10 de março.
Segundo a Comissão Nacional de Eleições, nas primeiras 8 horas de votação, exerceram o seu direito 5,6 milhões de eleitores, o que representa 51,96% do total de inscritos.
Nas eleições de 2022, à mesma hora, a taxa de participação era de 45,66% e a taxa de abstenção final foi de 48,54%.
Em Tomar foi notória ao longo do dia a maior afluência às urnas no pavilhão municipal. Mais gente nas filas e parques de estacionamento cheios foram alguns dos indícios dessa participação.
No concelho de Tomar o número de eleitores inscritos é de 33.315, a que acrescem 107 cidadãos da União Europeia, não nacionais e 79 outros cidadãos estrangeiros residentes em Portugal.
Pelo círculo eleitoral de Santarém são eleitos nove deputados.
À saída do pavilhão municipal de Tomar estava uma equipa da Universidade Católica a fazer uma sondagem para a RTP.