OpiniãoDestaque

A dificuldade de se construir nas aldeias

Opinião de Emília SIlva

- Publicidade -

Fui no passado dia 7.6.2024 a uma reunião de câmara em Tomar, afim de solicitar ao Presidente da Câmara Hugo Cristóvão um aval para a construção duma habitação na Charneca da Peralva.

Acontece que o Sr. Presidente começou, antes da reunião se iniciar, por me tentar dissuadir da ideia. Alegando que o caso PDM, não é da responsabilidade da Câmara. Não aceitei e disse que queria falar. Curiosamente, fui a única pessoa inscrita na reunião. 

Expus o meu ponto de vista, referente a um terreno junto da minha casa, onde não se pode construir, isto segundo o PDM (Plano Diretor Municipal). Porque não concordo, tentei em vão falar com o PC Hugo Cristóvão. Este foi muito pouco correto, arrogante, cortando-me a palavra várias vezes, na tentativa de me fazer desistir. Alegou por várias vezes que o PDM nada tem a ver com a Câmara. Será????? Se nada tem a ver com a Câmara então isso quer dizer que podemos construir o que quisermos e onde podermos, porque a Câmara nada tem a ver. NÃO VAI SER PRECISO LICENÇA NEM TÃO POUCO UM PROJETO aprovado pela câmara, Certo???? Fala-se tanto na descentralização, mas depois impede-se a construção???? Qual é a moral da história???

Curiosamente, quem pretende construir é um estrangeiro, com dinheiro, que quer investir em Portugal, mas que a Câmara de Tomar não está interessada.

Dizem ser a Leis do PDM: acontece que as Leis têm artigos, os artigos têm nºs., 1, 2, 3, os nºs. têm alíneas, a, b, c, e estas têm subalíneas. que servem exatamente para casos concretos.

- Publicidade -

Pensei que fôssemos mais realistas, e menos convencidos, mas estou enganada. É melhor viver em gavetões de cimento, do que em liberdade, com ar fresco.

                                                                                  Emília Silva

- Publicidade -

5 comentários

  1. O costume, na argumentação do PC: a culpa do problema, vem sempre de fora, do PDM, da CCDR, da APA,…
    Vai aliás abrir concurso para identificar mais culpados.
    O PC, como bom aluno, limita-se a cumprir, na defesa do interesse dos cidadãos…valente!.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo