NecrologiaDestaque

Padre morre durante a missa

- Publicidade -

Um padre espanhol, que estava a celebrar missa na Capelinha das Aparições em Fátima, sofreu um ataque cardíaco e morreu em pleno altar. Tudo aconteceu durante a missa das 19h15 desta quinta feira, dia 24, aquando do ritual da comunhão, já por volta das 20h00.

O padre Juan Antonio Noriego, de 64 anos, era reitor do Santuário de la Piedad e estava num retiro espiritual em Fátima.

Segundo um comunicado do Santuário, o sacerdote, que “já teria problemas cardíacos”, “foi socorrido de imediato, pela equipa de Vigilantes, com o auxílio de um médico que se encontrava na assembleia”.

A missa prosseguiu com os restantes celebrantes ao mesmo tempo que um grupo de peregrinos rezava pelo sacerdote espanhol.

“Foram acionados os mecanismos de emergência com a chamada do INEM, que por sua vez requereu a presença de uma equipa de Suporte Imediato de Vida (SIV). Foram prestados todos os cuidados de saúde de forma célere tendo-se efetuado manobras de reanimação de forma contínua até ao momento em que o INEM transportou o sacerdote para o Hospital de Torres Novas, onde foi declarado o óbito”, explica o Santuário.

- Publicidade -

O padre era natural de Aceuchal, na província de Badajoz, estudou no Seminário Diocesano em Roma. Foi ordenado sacerdote em 9 de setembro de 1984.

Durante os seus quase 40 anos de ministério, desenvolveu o seu trabalho pastoral em diferentes locais da diocese: em Valverde de Burguillos, como pároco, e Burguillos del Cerro, como vigário paroquial, de 1986 a 1993; nesse ano foi nomeado pároco de Ahillones e, em 1997, eleito arcipreste de Llerena. Além disso, em 2001 foi nomeado pároco de Maguilla.

Desde 2008 era Reitor da Ermida de Nª Srª de la Piedad de Almendralejo e Diretor do seu Museu. Nesta cidade foi também nomeado, em 2015, colaborador do Hospital San Juan de Dios e em 2020, capelão do Hospital Regional Tierra de Barros.

O corpo vai ser trasladado para Almendralejo, na província de Badajoz, não havendo ainda informação sobre as cerimónias fúnebres.

 

Comunicado do Santuário de Fátima

 

Comunicado do Arcebispado de Mérida-Badajoz

Fallece el sacerdote diocesano Juan Antonio Noriego Higueras

- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo