in

Nota necrológica

maria eugenia dias Copia

Maria Eugénia Mira Coelho Santos Dias

15-02-1936

18-08-2021

Faleceu ontem no Hospital de Abrantes a Dª Maria Eugénia Mira Coelho Santos Dias. É daquelas pessoas que algum dia fizeram indirectamente parte da nossa vida, e que depois de tantos anos recordamos. Esta Senhora era a Chefe de Secretaria do antigo Liceu e hoje Escola Secundária de Santa Maria do Olival. Recordo-a de baixa estatura, e com uma personalidade forte, dirigia a Secretaria com punho de ferro, naquela altura em que a Secretaria tinha muitíssimos funcionários e o tic tac das teclas das máquinas de escrever era o que mais se ouvia. Lembro os gritos da Dona Maria Eugénia por cima do som das máquinas de escrever e que lhe tínhamos um respeito os alunos tremendo. Sempre me lembrei dela passados tantos anos depois de ter terminado o Liceu em 1985.

Hoje, quando já a vida nos deu responsabilidades, e algum trabalho em que tivemos pessoas debaixo das nossas ordens, entendo perfeitamente a forma que a dona Maria Eugénia tinha de exercer a autoridade. Foi uma “Dama de Ferro” muito antes da Senhora Margaret Thatcher. 

Centenas, arriscaria a dizer milhares de Tomarenses terão em suas casas diplomas assinados por ela, como tenho eu na parede do meu escritório, e que remeto foto em anexo. Denota a assinatura como vêem uma elegância e profunda personalidade. 

Desde a recordação daqueles anos, do profundo respeito à sua figura e até da nostalgia de tempos que já passaram, aqui fica esta pequena homenagem, junto com o envio dos meus pêsames aos familiares. 

Descanse em paz Dª Maria Eugénia. 

                                                      Paulo Manuel Nunes Guido 

maria eugenia dias IMG 20210819 174713

Comentários

Responder
  1. Em nome da familia agradecemos as suas amáveis palavras que tanto ânimo nos deu neste momento difícil. Um grande obrigado de todos nós, marido, filha, genro e neta.

  2. Em primeiro lugar as minhas condolências á família, em segundo o agradecimento ao Paulo pelo seu texto pois concordo em absoluto com ele. A diferença do dele para o meu é que no meu a assinatura era por cima dos selos fiscais… Que descanse em paz.

  3. Filipa, nada têm que agradecer. Foi do fundo do coração, e desde a recordação dos tempos da escola, que fiz a nota sobre a Dª Maria Eugénia. Figura que sempre recordei, pois naqueles anos, finais dos 70 e primeiros da década de 80, era muito raro que uma mulher exercesse um cargo de chefia, o 98℅ dos Chefes eram homens. Só por isso a Dª Maria Eugénia foi pioneira. E pela personalidade que tinha deixou a lembrança em muitos alunos que passaram por ali. Alguém disse que “seremos eternos até que exista alguém no mundo que nos recorde”, se é assim a Dª Maria Eugénia já o é.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
liberio grilo 3

Antigo presidente do Sp. Tomar morre de Covid

incendio paletes 454 60097000848361577 n

O incêndio na Madeca pelo olhar dos bombeiros