NecrologiaDestaque

Morreu antigo professor do Politécnico de Tomar

Manuel Coelho da Silva, professor coordenador do Instituto Politécnico de Tomar entre 1999 e 2008, morreu neste domingo, dia 23, com 75 anos.

Além de docente, também integrou a Direção da Escola Superior de Gestão de Tomar em 2000, bem como o Conselho Geral do IPT.

Coelho da Silva era presidente do Conselho de Opinião da RTP, cargo para o qual tinha sido reeleito em 12 de março do ano passado, depois de ter deixado o cargo para concorrer à presidência do Conselho de Administração da RTP.

Advogado, presidia ao Conselho de Opinião da RTP desde 2004, sendo que entre 2002 e 2004 foi presidente eleito do Conselho de Opinião da RDP, e era administrador da Fundação Jorge Álvares desde 2016.

Nascido em Soure, em 22 de janeiro de 1947, era casado e tinha duas filhas.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Coimbra, tinha como formação complementar o curso de Comunicação Social, organizado pela Universidade dos Açores.

Entre os vários cargos que desempenhou ao longo da carreira está o de administrador da Tobis Portuguesa, entre 2003 e 2006, o de secretário-geral eleito da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), desde a sua fundação, em 1986, até 2002, e do administrador da BCP – Bento Pedroso Construções, empresa portuguesa do grupo brasileiro Odebrecht (1995-2000).

Entre 1990 e 1995 foi presidente do Instituto Nacional de Formação Turística (INFT), depois de ser sido secretário do Conselho Consultivo para o Sistema Nacional de Consultadoria Tecnológica (1986-1990).

Foi ainda chefe de gabinete do secretário de Estado da Ciência e Tecnologia (1987/1988), secretário do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) (1986/1987) e diretor dos Serviços de Edução e Cultura do Território de Macau (1983/1986).

Dirigiu ainda os serviços sociais da Universidade dos Açores, no início dos anos 80, e foi diretor do Emissor Regional da Guiné entre 1973 e 1974.

Em termos académicos, além de docente no IPT, foi presidente da comissão instaladora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estorial (ESHTE), de que foi fundador, (1982-1985).

Defensor do serviço público de media, Manuel Coelho da Silva deixa publicado “A Experiência dos Conselhos de Opinião – a corregulação no serviço público de rádio e televisão”.

Entre outros trabalhos publicados constam ainda “O Turismo Português dos Anos 50 – Turismo e Identidade”, “Sun Yet Sen – Primeiro Presidente da China” ou “Educação em Macau”.

O IPT já publicou uma mensagem de pesar: “a Comunidade IPT está de luto. O Politécnico de Tomar apresenta as suas mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos do Professor Manuel Coelho da Silva que, para além de nosso Docente também integrou a Direção da Escola Superior de Gestão de Tomar bem como o nosso Conselho Geral”.

Morreu o presidente do Conselho de Opinião da RTP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
Fechar

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.