NecrologiaDestaque

Morreu antigo presidente da câmara do Entroncamento (atualização)

- Patrocínio -

José Pereira da Cunha, presidente da câmara municipal do Entroncamento de janeiro de 1986 a dezembro de 2001, eleito pelo PS, morreu nesta quarta feira, dia 15, aos 92 anos.

Antes de ingressar na vida política na altura do 25 de abril de 1974, José Cunha era ferroviário. Após a Revolução, fez parte da primeira Assembleia Municipal e da sua organização, tendo sido vereador da câmara durante dois mandatos. Em 1986 candidata-se à presidente da câmara, cargo que ocupou durante quatro mandatos, tendo vencido os três primeiros com maioria absoluta.

Durante a sua presidência Entroncamento foi elevada à categoria de cidade e foi criada a Comarca do Entroncamento, ambas em 1991. Entre os inúmeros projetos que iniciou, destacam-se a continuação do saneamento básico, os depósitos da água, início dos projetos das passagens inferiores e novo tribunal. A conclusão da Praça da República, a construção da 1ª piscina coberta, a recuperação do Centro Cultural, a criação do Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento, o Pavilhão Desportivo Municipal, a geminação com as localidades de Penafiel, Mosteiros e Villers-sur-Marne, a construção das infraestruturas da zona industrial e a aquisição dos terrenos para a 2ª fase, o início do Complexo Desportivo do Bonito, entre muitos outros.

O nome de José Pereira da Cunha está perpetuado na toponímia local desde 2017, numa praceta.

Nos últimos anos o antigo autarca estava num lar de idosos.

Entretanto, já estão marcadas as cerimónias fúnebres no crematório do Entroncamento a partir das 11h30 desta sexta feira, dia 17.

À família apresentamos sentidas condolências.

441082121 1005086997809307 1456537497495883848 n

- Patrocínio -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo