NecrologiaDestaque

Morreu antiga professora da Escola Industrial e Comercial de Tomar

- Publicidade -

Morreu ontem com 90 anos, Maria José Dias Leite, antiga vereadora na câmara de Tomar e professora Escola Industrial e Comercial.

Licenciada em História e Filosofia pela faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi conselheira de orientação profissional no IEFP em Aveiro durante os últimos 22 anos da sua carreira profissional.

“Gostei muito de Viver! Vivi com prazer todos os momentos que a vida me deu. Amei a vida e amei tudo o que consegui fazer. Parti tranquila!”, escreveu anos antes.

Antigos alunos nos quais deixou boas recordações, têm partilhado mensagens de homenagem e despedida:

“A Dra Maria José Dias Leite, era uma grande Mulher, na verdadeira dimensão da palavra, Professora e Formadora activa que marcou uma geração de alunos e alunas. Julgo que a sua obra literária, nomeadamente poética de cariz social e humano está por descobrir e faz-nos muita falta conhecer reunida. Talvez um dia seja agrupada e publicada com o devido relevo. Foi uma lutadora por um mundo melhor, que descanse em paz, neste regresso ao INFINITO… A tristeza e os meus/ nossos sentimentos aos seus familiares e amigos… Até um dia Professora e obrigado pelo que nos disseste, escreveste… e, ensinaste!”, escreveu José Gouveia.

- Publicidade -

“Minha querida amiga. Tanto aprendi consigo. Tanta coisa boa partilhou com tanta gente. Tanto amava Viver e tanta a sabedoria e generosidade. Foi minha colega de profissão e como Conselheira de Orientação Profissional foi uma referência para todos os que dela bebemos competências e afetos. Implacável na defesa dos valores da liberdade. Todos os anos me presenteava com um postal de natal com um poema da sua autoria. E como escrevia bem a Maria José. Deixa-me saudades e felizmente, muitas memórias. Sei que está em paz e isso é maravilhoso. Até um dia, amiga e colega”, escreveu Graça Costa.

O velório decorre no Centro Funerário de Aveiro a partir das 15h00 desta sexta feira, dia 24, seguindo-se a cremação no mesmo local, uma hora depois.

 

Biografia

Maria José Dias Leite nasceu a 19 de março de 1933, em Vila Nova da Barquinha, altura em que seu pai era comandante da base aérea de Tancos.

Estudou em colégios de freiras, licenciou-se em História e Filosofia, na faculdade de Letras, em Coimbra, altura em que se tomou amiga e colega de carteira de Zeca Afonso.

Lecionou na escola Industrial e Comercial de Tomar, onde viveu alguns anos, e onde acabou por casar com Dr. Júlio Baptista, farmacêutico, enviuvando muito jovem.

Mulher independente e destemida, nunca voltou a casar.

Ainda em Tomar, foi vereadora da cultura na Câmara Municipal.

Em 1974, quando a sua mãe adoece, pede transferência para Aveiro, vindo lecionar para o Liceu José Estevão.

Mais tarde, surge uma proposta de um novo projeto, que ela abraçou com o mesmo empenho e carinho com que lecionava: ser Conselheira de Orientação Profissional no IEFP — Instituto do Emprego e Formação Profissional.

A curiosidade que revelava desde pequena, a constante procura dos porquês, o humor extraordinário que envolve no seu discurso e as memórias vivas que nos chegam com as suas palavras são as características que nos deliciam e divertem a ouvir e tornar a ouvir as suas histórias.

Biografia adaptada do livro “o pecado da minha avó”

405530020 7536198813074834 71061346786031657 n351147313 209500942022649 815343699910683413 n scaled

Depois de Maria Leite como sócia do ACP

- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo