InsólitoDestaque

Máquina da conservatória do registo civil avariada há semanas

- Patrocínio -

Na conservatória do registo civil de Tomar, a máquina que regista os dados dos cidadãos para se fazer o passaporte ou o cartão de cidadão está avariada há pelo menos três semanas.

Este problema tem obrigado os cidadãos a terem de recorrer à loja do Cidadão de Vila Nova da Barquinha.

Em Tomar, a falta de pessoal na conservatória do registo civil persiste. Chegou a ter apenas um funcionário, atualmente tem dois, número manifestamente insuficiente para o trabalho que existe.

A este propósito recebemos de Mafalda Afonso um texto de indignação sobre os serviços da conservatória do registo civil de Tomar:

 

“Gostaria de divulgar uma situação absolutamente inadmissível e absurda relativamente à conservatória do registo civil de Tomar.

Na semana passada dirigi-me lá para fazer o meu passaporte e os dos meus filhos, e deparei-me de imediato com uma funcionária que nada deve à simpatia, e disse-lhe o que pretendia. Respondeu-me então que não era possível fazer o passaporte nem o cartão de cidadão pois a máquina que regista os nossos dados estava avariada já há 2 semanas. 

Fiquei estupefacta, e perguntei-lhe se havia alguma previsão de quando viriam reparar a máquina, ao que a funcionária me disse que comunicaram ao IRN a avaria no próprio dia em que se deu a avaria, e que lhes asseguraram que o técnico viria no dia seguinte, só que já se tinham passado 2 semanas…e continuavam a aguardar.

Perguntei então se o telefone também estava avariado, porque já tinha ligado para lá inúmeras vezes e ninguém me tinha atendido o telefone, ao que a funcionária me disse então que estão ali ao serviço apenas 2 funcionárias quando deveriam ser 6, e não conseguem fazer tudo.

Não me surpreendi, porque os serviços públicos estão péssimos em todo o lado, e decidi aguardar mais uma semana. 

Só que uma semana mais tarde, adivinhem: está tudo na mesma, a máquina continua avariadíssima!

Fiquei muito aborrecida com o transtorno que esta avaria me causou e, naturalmente, a todos os utentes que precisem de fazer o seu cartão de cidadão ou passaporte, e disse então à funcionária que naquele momento não tinha tempo, mas que iria voltar para pedir o livro de reclamações e apresentar uma queixa, porque se para as funcionárias, uma vez que são apenas duas, é ótimo a máquina estar avariada, para os utentes é péssimo.

A senhora funcionária ficou tão furiosa com o que lhe disse que quase saltava da cadeira de raiva, e quando lhe perguntei quantas vezes voltaram a contactar o IRN por causa da avaria, respondeu-me que todos os dias telefonam.

Reservo-me o direito de ter muitas dúvidas acerca da veracidade destes telefonemas diários para resolver esta avaria, e fui à loja do cidadão da Barquinha resolver o meu problema de vez.

É lamentável o estado a que chegam as coisas neste país e na nossa cidade.

Termino deixando um elogio à eficiência e simpatia das funcionárias da loja do cidadão da Barquinha onde tudo foi rápido e correu sobre rodas”.

                                                          Mafalda Afonso 

- Patrocínio -

10 comentários

  1. De facto a simpatia não impera nestes dias na conservatória do registo civil de Tomar, frequento quase numa base diária aquele departamento e de facto tem sido um pouco frustrante para as funcionárias o explicar diáriamente ( apesar de terem colocado um aviso na maquina das senhas) que o aparelho que lhes permite fazer cartões de cidadão e passaportes estar avariado.
    A conservadora responsável por este departamento, tem a sua “base” estabelecida na conservatória da Barquinha, deslocando-se uma vez por semana a Tomar e parece não estar a dar muita importância a esta situação e esse é o principal problema.
    Ás funcionárias cabe o papel pior de ter que lidar com as suas frustrações e com as dos utentes, mas nada justifica um atendimento desadequado. Cabe á conservadora fazer a pressão necessária para resolver esta já longa situação.

    1. A Conservadora que vem uma vez por semana está colocada na Barquinha. Isto significa que tem trabalho a dobrar. Caso contrario não se podiam processar muitos actos. A responsabilidade tem que ser procurada mais acima

      1. Estou completamente de acordo, mas como se costuma dizer quem se.. é sempre o mexilhão..é quem dá a cara e que por vezes depois de tanta frustração e revolta essa cara não será a melhor..E sabem é tão fácil
        criticar e achando -se sempre donos da verdade sem tentarem por vezes saber mais sobre o que se passa.

  2. Pois é, os serviços públicos estão um caos mas desconhecem a realidade e o porquê é claro que nada justifica a falta de simpatia, mas acreditem que há dias de loucura nos serviços, por falta de pessoal, criticar é facil, chamar parasitas, preguiçosos também….mas há muito parasita por aí não e só na função pública, e podem crer que situações destas acontecem e os serviços pedem ajuda e por vezes demora imenso tempo a ser resolvido…não e simulação dos serviços e não vejo os nossos governantes interessinteressados em resolver .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo