A situação aconteceu no sábado, dia 10, no parque de estacionamento subterrâneo do supermercado Continente Modelo em Tomar.
Dois carros estacionaram ocupando dois lugares. “Para além de uma infração ao Código da Estrada, o estacionamento de veículo ocupando mais do que um lugar é uma falta de civismo e de respeito pelos outros condutores”, alerta a GNR.
Segundo a legislação “os lugares de estacionamento devem ser convenientemente delimitados através das marcas rodoviárias previstas no n.º 3 do artigo 62.º do Regulamento de Sinalização do Trânsito”.
Acrescenta-se que “os condutores devem estacionar de forma a ocupar apenas um lugar de estacionamento” e “quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de (euro) 30 a (euro) 150”.
Alguns automobilistas justificam o estacionamento a ocupar dois lugares para que, ao abrirem as portas do carro ao lado, não danifiquem a sua viatura.
Era chamar a PSP, quem não aprende pelos seus meios, têm que ser sancionado. Quem tapou a matrícula fez mal, está num espaço público.
O parque de estacionamento do continente é um espaço público?
Já dizia o meu falecido pai: “antes de abrires a boca vê lá se sabes o que vais dizer”.
Isto é um espaço de informação e não de “conversas de café”.
Sem querer opinar sobre os estacionamentos. Sim, os parques de estacionamento dos hipermercados são públicos.
Caso não saiba, se baterem no seu carro num desses espaços companhia de seguros de quem for culpado, responde pelos danos causados a outrem.
Não queria opinar, mas opinou e logo para falar daquilo que não sabe!
Os parques de estacionamento dos hipermercados são espaços privados, ponto!
Se tiveres lá um acidente, chamas a polícia, certo? Atenção, parque abertos ao público, eventualmente são públicos.
Errado!
Fiz questão de explicar bem e sustentar com os respectivo enquadramento legal, mas não querem ver!
Ó Pedro, desculpe-o lá! O rapazinho tem um défice cognitivo evidente. Vá estando atento às intervenções dele e facilmente chegará a essa conclusão…
Vem para aqui falar do que não sabem, mais valia estarem a fazer alguma coisa de útil!
Então não posso ir ao continente o meu carro não cabe nos parques, perdão cabe no parque só não conseguio abrir as portas para ir efetuar as devias compras, talvez o continente tenha um serviço de entrega pela bagueira e eu não sei, sabe nem todos conduzem smarts
Uma notícia que induzir em erro meio mundo!
Primeiro temos que aferir a natureza da via da suposta infração.
Como não se trata de uma via pública, mas de uma via privada, logo o código da estada CE não se aplica. Vide art. 2, n.1 do CE.
Para que se aplica o CE em vias privadas abertas ao público tem que existir um protocolo entre a autarquia o promotor (SONAE – dona do continente) e a Policia local. Vide art. 2, n. 2 do CE.
Tanto quanto sei, no distrito de Santarém e arrisco dizer que com excepção de um ou outro local em Lisboa, não existe nenhum espaço privado aberto ao público em que o protocolo a que se refere art. 2, n. 2 do CE tenha sido celebrado.
Dito isto, nenhuma infração ao CE nestes espaços pode ser sujeita a autuação.
Paralelamente ainda tinha que se averiguar se os referido espaço estava sinalizado como estacionamento com a respetiva sinalização.
Não quero com isto branquear a FALTA DE CIVISMO, apenas enquadrar legalmente a situação.
Sem querer opinar sobre os estacionamentos. Sim, os parques de estacionamento dos hipermercados são públicos.
Caso não saiba, se baterem no seu carro num desses espaços companhia de seguros de quem for culpado, responde pelos danos causados a outrem.
Faça-nos um favor: leia novamente o que escrevi acima e o enquadramento legal que sustentou a minha resposta antes de escrever disparates!
É um Parque de estacionamento privado para uso dos clientes não para uso público logo não se aplica qualquer lei, acidentes é outra coisa, falta de civismo é outra.
É triste ver que a gnr não sabe aplicar a legislação e a maior parte da sinalização dos parques não está homologada logo ilegal.
Independentemente das leis e do civismo ou falta dele, a verdade é que muitas vezes os espaços marcados para estacionar não correspondem ao necessário para que se entre e saia dos carros. E se o condutor tiver alguma dificuldade física em que necessita de abrir a totalidade da porta do carro, como por exemplo é o caso de quem tem próteses na anca, torna a situação incontornável. Alguém sabe se existe largura mínimas para a marcação desses lugares? Tudo somado é a sociedade portuguesa no seu pior, quer por abusos quer por legislação inadequada ou não existente.
É um Audi e um BMW, em princípio pagar mais de IUC, portanto podem ocupar dois lugares cada um, como é óbvio. ATENÇÃO: Estou a ser irónico! 😂😂😂😂
Pelo que vejo na foto, a viatura, cujo proprietário tem de abrir a porta da mesma, não está a ocupar dois lugares de estacionamento. Aliás, se estacionassem ali uma terceira viatura, das duas uma: Ou os proprietários das viaturas saiam pelo tejadilho de abrir, ou, ficariam dentro das mesmas, por impossibilidade de espaço para abrir as portas
Bom dia, a policia faz o seu trabalho de modo a cumprir e fazer cumprir as leis do CE porém neste caso, este parque trata-se de um local privado onde o CE não se aplica. De qualquer modo pode sempre apresentar queixa que nós faremos o que esteja ao nosso alcance
Eu,acho que o primeiro carro a estacionar foi o que originou esta má organização.
Mas apresentar queixa do quê? Qual é a infração, o crime, etc…, que está em causa?
Na foto não se verifica nenhumas marcas
de estacionamento no pavimento… Naquele local não existe espaço para estacionar mais veículos..
Ferreira, o melhor mesmo é ir a um oftalmologista!!
Toda a gente viu as marcas no pavimento, menos os respectivos condutores, ainda que isso não mude nada do que escrevi antes, mas tinha que vir aqui alguém querer fazer dos outros parvos.
Sejam honestos convosco próprios!