Um camião com sucata, transportado em cima de um outro, caiu, esta segunda-feira à tarde, sobre o paredão da barragem do Fratel, localizada nos limites dos distritos de Castelo Branco e de Portalegre. O motorista do pesado onde seguia aquele outro camião saiu ileso, já que o veículo que conduzia manteve-se na estrada.
António Filipe, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão, conta que o pesado com o ferro-velho seguia “em cima de outro camião” e, “por razões desconhecidas”, tombou para o paredão das comportas. Segundo o comandante, o motorista recusou-se a ir ao hospital, acabando por ser avaliado no local. “Estava um pouco abalado, mas não sofreu qualquer ferimento”, avança o responsável.
O acidente ocorreu por volta das 15h00, no troço do IP2 junto à zona de descarga da barragem do Fratel. Para o local, foram mobilizados 12 operacionais das corporações de Vila Velha de Ródão e de Nisa, que procederam à colocação de boias de descontaminação no rio Tejo, para “evitar que o derrame de combustível se propague”.
No local, estão também elementos da Proteção Civil de Nisa, da GNR de Portalegre e da empresa que faz a gestão da barragem, que se encontram a fazer diligências para a retirada do camião que, segundo o JN, já estaria fora de circulação.
Segundo fonte da GNR citada pelo JN, a remoção do veículo e da carga deverá acontecer apenas amanhã, com recurso a uma grua. Até lá, a circulação no local irá fazer-se “sem condicionalismos”.