
- Patrocínio -
Os dados oficiais da câmara de Tomar referente ao trimestre de maio a julho de 2019 revelam que os Transportes Urbanos (TUT) continuam a acumular prejuízos, enquanto o estacionamento tarifado gera cada vez mais lucros para os cofres do município.
Estes números constam da informação prestada pela câmara à assembleia municipal, documento que não é divulgado publicamente, ao contrário do que acontece noutras autarquias.
Por isso os poderes públicos fazem estradas e vias rápidas e “esquecem” o transporte ferroviário. Mas o cúmulo do cinismo é acusarem os “malandros” dos automobilistas (que pagam impostos em tudo) de serem uns poluidores e estragarem o ambiente. O descaramento vai ao ponto de inventar o dia sem carros!
Off-topic
Portanto o serviço público não dá lucro abaixo o serviço público
Em Tomar, o transporte urbano no núcleo citadino será mesmo um serviço público indispensável, ou sequer necessário? Ou só mais uma onerosa palermice dos discípulos do saudoso Luís Ferreira?
A receita é tão pouca no TUT, não será caso de ponderarem tornar o serviço completamente gratuito?
Meter publicidade no interior dos veículos nem que seja só para publicitar o que o concelho tem para oferecer, num formato institucional, e se entidades privadas do concelho quiserem ter publicidade lá dentro a ser exibida podem sempre pagar bem para compensar a perda do dinheiro de passes e bilhetes.
Sempre poderiam passar a ideia de uma cidade mais amiga do ambiente e da população, prestando um serviço a todos.
Ficou a ideia.