
Já está disponível para consulta o projeto de arranjo do largo de Cem Soldos, local emblemático desta aldeia do concelho de Tomar onde se realizam os principais concertos do festival Bons Sons e onde se mantém a tradição do madeiro a arder na noite de Natal, como aconteceu há poucos dias.
O projeto idealizado pelo gabinete Baldios, de Lisboa, prevê algumas alterações a nível de trânsito, de árvores, de iluminação e de pavimentos, entre outros aspetos, mantendo-se a possibilidade de realização de eventos na placa triangular central.
Está prevista a plantação de novas e mais árvores de modo a criar mais sombra, objetivo que se estende a algumas ruas adjacentes com a instalação de latadas com trepadeiras.
A superfície central do largo “será revestida com saibro estabilizado, e envolvida por espaços pavimentados em calçada de vidraço de 10x10cm, permitindo a circulação pedonal com maior conforto”, lê-se na memória descritiva.
A rua do Cerco, do lado nascente, vai ser calcetada, com trânsito limitado apenas a acesso às garagens.
O fontanário mantém-se e é criado, no limite sudoeste do Largo, um canteiro elevado com bancos a toda à volta.
O adro da igreja, a entrada lateral e as faixas de circulação ao longo dos edifícios serão em lajes de calcário bujardado.
O projeto ainda vai para discussão pública de 10 a 30 janeiro, estando prevista uma sessão pública para recolha de sugestões no dia 11 de janeiro, pelas 15 horas, na sede do SCOCS – Sport Club Operário de Cem Soldos.
Mais informações aqui