DestaqueOpinião

Futuro “Bairro Calé” causa expetativa e já provoca críticas

- Publicidade -

Ao que se ouve por aí, o futuro “Bairro Calé”, oficialmente “Centro de acolhimento temporário para famílias de etnia cigana”, é aguardado com alguma expetativa e já causa celeuma. Dizem os maledicentes do costume que alojamentos novos, com energia solar e churrasqueira, tudo à custa dos contribuintes, para futuros ocupantes que em geral não pagam impostos, é um manifesto exagero.

Acrescentam que, tendo em conta experiências noutras cidades, aquilo não vai durar muito tempo, e no final será a autarquia a pagar as reparações, a água e a luz. Logo veremos se assim é, sendo verdade que o passado não é nada animador.

Entretanto, de acordo com declarações de fonte geralmente bem informada, um dos membros proeminentes da comunidade cigana local, ligado ao clã do falecido patriarca Sebastião Pascoal, já disse que não vão aceitar a mudança, “porque as casas são pequenas”. Percebe-se. Aquela gente tem sempre muita mobília, entre outras coisas. Ou seja: tanto esforço camarário, se calhar para nada. Ou será apenas para comprar votos?

Enquanto aguardamos o desfecho do processo, aqui vão duas fotos recentes. Uma mostra o novo conjunto habitacional. A outra tende a provar que afinal os ciganos não são em geral tão coitadinhos como se pensa. Oito antenas parabólicas, da MEO e da NOS, para 5 famílias, nem na zona rica da cidade, quanto mais agora num acampamento degradado.

                                                                                             Jaime Pontes

- Publicidade -

bairro ciganos IMG 2833 casas familias ciganas IMG 20190607 100200 bairro ciganos flecheiro IMG 2829

- Publicidade -

6 comentários

  1. Mordomias para quem nunca contribui-o com nada apenas pavor ….quantas famílias que trabalharam uma vida inteira e por alguma coisa madrasta na vida vivem em casas sem condições mínimas e quem nunca quis bolir teem estas mordomias DESCRIMINAÇÃO

  2. Um ataque xenófobo como há muito tempo não se via nas redes sociais em Tomar. O Município abre regularmente concurso para habitação social, uma oportunidade para todos aqueles que tão mal dizem desta medida poderem concorrer. Basta deixarem de pagar a mensalidade da sua casa ao Banco! Simples!

    1. Dizer que se trata de um “ataque xenófobo”, quando não passa de mera descrição de factos, leva a supor que o sr. Carlos Rodrigues é capaz de confundir simples bicicletas com autocarros. Está no seu direito, note bem. Cada um só pode dar o que tem. Aquela sua tirada “Basta deixarem de pagar a mensalidade da sua casa ao banco! Simples!” mostra o essencial a seu respeito.
      Votos de boa saúde e melhores comentários.

  3. Oito parabólicas para cinco famílias??!! Exatamente as cinco que vão (irão mesmo?) ocupar os ditos alojamentos? Está-se mesmo a ver que a câmara terá de providenciar também o sinal hifi. Gratuito. Somos todos cidadãos com iguais direitos, embora na prática com obrigações muito diferentes. Pois então!

  4. Todos estes comentários mostram a ignorância geral portuguesa, e sou educado.
    Quando falo com pessoas que exprimem estas ideias faco sempre a mesma pergunta. Você daria emprego a um cigano? Adivinhem a resposta.
    Nao pagam impostos. A ethnie cigana so representa 3,8 % do total da assistência social. Quem sao os outros 96,2 % ? Por aquilo que tenho observado na sociedade com quem convivo, todos tentam esquivar as devidas taxas em pagando a dinheiro sem fatura ou recibo.
    Concordo que ha muita indisciplina na etnia cigana e temos problemas a aceitar isso. E então a indisciplina de certas camadas da população como temos vindo a testemunhar durante os períodos de confinamento. Camadas essa que sao consideradas população normal!!!
    Ha bairros onde a policia tem medo de entrar. Compreendo isso, mas então onde estão as forças policiais ou militares que se deviam utilizar para acabar com estes estigmas. Temos medo de sermos criticados pelos direitos humanos, mas pergunto quem violou em primeiro lugar esses direitos?
    Tenho ouvido uma maxima que considero errada e que nao deve ser a base de uma sociedade pacifica e nao homofóbica. A minha liberdade acaba quando começa a tua e vice versa. Mas isto nao esta certo pois a liberdade deve continuar sempre para mim e para os outros, so que deve ser uma liberdade responsável e aberta a liberdade dos outros.
    Nao sou de esquerda nem de direita. Sou de uma mentalidade que devo respeitar todos os seres vivos, humanos ou nao. Infelismente ainda ha muitos que nao sao humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo