in

Sabia que a água que os lisboetas bebem é tratada em Tomar?

A água que chega às torneiras da região da Grande Lisboa é captada na albufeira de Castelo de Bode e depois tratada na ETA (Estação de Tratamento de Água) da Asseiceira, localizada no concelho de Tomar.

Esta estação de tratamento de água, operada pela EPAL, representou uma revolução no abastecimento de água do nosso país quando entrou em funcionamento, em 1987. Teve diversas intervenções para aumento da capacidade e, atualmente, produz cerca de 625 mil m3 de água por dia para o consumo de cerca de 25% da população portuguesa.

A maior parte do concelho de Tomar também é abastecido por este sistema.

 

Escrita por Redação

Comentários

Responder
  1. Sim, a instalação do equipamento está no concelho de Tomar e funciona sob a orientação de Lisboa /EPAL. A água é proveniente da barragem do Castelo de Bode e, quando foi feito o projeto para produção de eletricidade no final dos anos 40, ficou definida uma ligação para futuro abastecimento de água á região de Lisboa, como hoje acontece. Tal como quando foi projetada a ponte sobre o Tejo a estrutura foi projetada para poder vir a suportar o comboio, como aconteceu 50 anos depois. Chama-se a isso associar às obras visão de futuro, algo que se apagou há décadas dos cérebros tomarenses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Necrologia

Receção do antigo parque de campismo é agora centro de testes Covid-19