Roma: O destino ideal a apenas duas horas de Portugal
Roma é uma cidade repleta de museus, praças, edifícios da época romana e outros locais imperdíveis. Roma tem muito mais a oferecer do que apenas o Coliseu, o Panteão e a Basílica de São Pedro no Vaticano e há voos a partir de Portugal por apenas 50 € (ida e volta). São poucos os destinos na Europa com tanta história como Roma. Roma não é um destino de praias paradisíacas nem tão pouco um destino de montanha, mas prepare as pernas porque quando começar a visitar as atrações não vai querer parar.
Coliseu – A atração em Roma
A atração turística número 1 da cidade de Roma é o Coliseu, ou seja, o enorme anfiteatro que podia acomodar mais de 65.000 espectadores na época romana. Na arena, os gladiadores lutavam entre si e enfrentavam animais selvagens. Na enorme “ruína” do Coliseu, poderá visitar as arquibancadas, a arena e os espaços subterrâneos deste anfiteatro, o mais colossal da época romana. Importante: Devido ao grande número de visitantes, é altamente recomendável reservar com antecedência os ingressos para o Coliseu, que é considerado uma das novas sete maravilhas do mundo.
Atire uma moeda à Fonte de Trevi
A “Fontana di Trevi”, também chamada de Fonte de Trevi, é sem dúvida a fonte mais famosa do mundo e certamente de Roma. Esta fonte barroca, localizada na Piazza di Trevi, foi construída no século XVIII e representa o deus do mar, Netuno, em sua carruagem de guerra rumo ao mar. É “obrigatório” levar uma moeda consigo e atirá-la à fonte porque sabe o que isso significa? Significa que um dia voltará a Roma e se cumprir este roteiro é algo que certamente quererá fazer.
Ir ver o papa ao Vaticano?
Já ouviu aquela expressão “isso é como ir a Roma e não ver o papa”? A Cidade do Vaticano, acessível a pé a partir do centro de Roma, é a residência dos papas e o centro do poder católico no mundo e a sua visita é um must em Roma. As suas principais atrações são a Basílica de São Pedro com a sua Cúpula, a Praça de São Pedro e os Museus do Vaticano com a Capela Sistina.
Se quiser evitar as filas, que são literalmente as maiores filas de Roma, certifique-se de que compra o seu bilhete com antecedência. Há bilhetes para o vaticano a partir dos 43€, portanto, não deixe escapar a oportunidade de ver o papa a acenar-lhe. Dentro do Vaticano, destacam-se as seguintes atividades:
- Capela Sistina: Quem nunca ouviu falar na capela sistina? Ela é conhecida nos quatro cantos do mundo e esta obra de Miguel Angelo pintada entre 1508 e 1512 é de paragem obrigatória.
- Praça de São Pedro: Tem uma vocação especial pela religião católica? Então a praça de São Pedro, assim como a basílica de São Pedro, estão carregadas de simbolismo e história.
Quer ver um jogo da Roma?
É um fã de futebol? Então, porque não fazer uma visita ao estádio olímpico de Roma e ver o Paul Dybala e todas as outras estrelas em ação? A Roma não tem feito campeonatos estrondosos, mas o ambiente que se vive naquele estádio é especial, pelo que, se é um fã de futebol, a nossa recomendação é que marque a viagem num fim de semana que a Roma jogue em casa. Se quiser abrir os “cordões à bolsa” espere por um dos jogos da Liga Europa e aproveite para visitar Roma nessa altura.
Provar a gastronomia em Roma
Os restaurantes em Roma são famosos pelas suas iguarias tradicionais e o Trattoria Vecchia Roma vai deixá-lo com água na boca se for um amante de pasta e pizza. “Isso é como ir a Roma e não comer pizza” – este ditado não existe, mas talvez faça sentido começar a usá-lo porque se o Vaticano é a atração número 1 de Roma, talvez a pizza e a pasta estejam a gladiar pelo número dois e número três.
Há imensos restaurantes em Roma que pode provar e todos eles têm preços bastante semelhantes, se comparados com os portugueses. Se massa e pizza em Portugal são pratos banais, em Itália eles são os verdadeiros deuses modernos e depois de provar vai perceber porquê e nunca mais vai olhar para estes pratos da mesma maneira. Isso é garantido!
Dependendo da sua disponibilidade 3 a 4 dias são suficientes para ter uma experiência de Roma. Se estiver a pensar marcar viagem, aproveite para abraçar a cultura local e opte por visitar lugares menos convencionais. Neste artigo os 3 primeiros tópicos são bastante turísticos, mas são obrigatórios. Ir ver um jogo da Roma, ir beber um copo a um sítio mais local, jantar uma massa num restaurante mais local e longe dos holofotes turísticos, visitar um museu menos conhecido, isso são tudo experiências que não são tão conhecidas, mas podem resultar nas surpresas mais agradáveis.