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Preços diferentes nas prateleiras e nas caixas? Acontece também em Tomar

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Têm-nos chegado vários relatos de situações em que, nas caixas dos supermercados de Tomar, são cobrados valores mais altos do que os preços marcados nas prateleiras, à semelhança do que acontece um pouco por todo o país.

O caso mais recente aconteceu com F.J. no Lidl de Tomar. O preço normal do Red Fish era 5,89€/Kg, a promoção referia 5,49€/Kg, e o que pagou na caixa foi 5,99€/Kg (ver fotos). Detetou o erro, reclamou e devolveram-lhe a diferença.

Segundo a ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, há uma prática “reiterada” em alguns super e hipermercados que consiste em mostrar um preço de um produto na prateleira e, depois, cobrar um preço diferente na caixa. Chegaram a ser detetados casos em que a diferença entre um preço e outro chegava aos 70%, quase o dobro.

Citado pela CNN Portugal, Pedro Portugal Gaspar, inspetor-geral da ASAE, afirma que “a perceção é que o consumidor não faz esse cruzamento ao pormenor. Por vezes são cêntimos, mas esse desvio é relevante quando chega ao limite de quase 70%”.

A maior variação de preços (65,5%) foi detetada na venda de massas em super e hipermercados. “Se multiplicarmos pelo volume das vendas, temos um exponencial relativamente preocupante”, afirma Pedro Portugal Gaspar.

Nos últimos meses, a ASAE fiscalizou 562 operadores económicos e abriu 26 processos-crime pela prática de especulação de preços em bens alimentares como massas, cereais, leite, ovos, carne e atum.

Outro problema frequente, sobretudo nos supermercados de menor dimensão, é a ausência de preço marcado nos produtos, o que constitui uma infração e que pode motivar reclamações.

Por isso, A ASAE recomenda atenção aos consumidores.

 

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2 comentários

  1. Para veracidade e clareza desta notícia, o preçário onde consta a promoção, tem obrigatoriamente a Data da promoção, que neste caso está oculta pelo porta precário. Pois a promoção iniciou a dia 9 de janeiro e o talão refere dia 6 de janeiro….. É só ter mais atenção antes de criar notícias sensacionalistas.

    1. Essa é uma desculpa esfarrapada …! Por esse ponto de vista, é capaz de me dizer qual a razão de meterem um preço promocional na prateleira de um determinado produto com 3 dias de antecedência? Só pode ser publicidade enganosa para induzir as pessoas em erro e, no final de contas,quem paga é o Ze Povinho,ckaro está…!

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