EconomiaDestaque

Novos TUT elétricos já chegaram a Tomar

- Patrocínio -

Mais de 15 anos depois, os primeiros autocarros dos Transportes Urbanos de Tomar (TUT) vão ser substituídos por seis novos autocarros elétricos a partir de janeiro.

As novas viaturas já foram entregues à câmara, estiveram estacionadas nos pavilhões da FAI, e estão agora a receber o arranjo gráfico exterior que as identifica.

Custaram mais de 318 mil euros cada. A encomenda dos seis miniautocarros elétricos foi feita à empresa UIC – Unidade de Indústria Auto Mecânica do Centro, Lda, de Cernache do Bonjardim, por 1.552.800 euros + IVA, o que totaliza 1.909.944 euros, investimento que contou com apoio comunitário.  O contrato entre câmara e fornecedor foi assinado em julho.

Da marca Karsan, os novos autocarros elétricos são fabricados na Turquia. Cada um tem 5,8 metros de comprimento e, entre lugares sentados e de pé, pode transportar até 26 pessoas.

O serviço dos TUT foi iniciado em Tomar a 19 de setembro de 2005. Esses primeiros autocarros revelam cada vez mais problemas mecânicos e alguns têm infiltrações de água.

TUT IMG 20221217 083903
Os “velhinhos” TUT

Notícia de 2020:

No ano passado, 113.450 pessoas andaram de TUT

 

 

- Patrocínio -

9 comentários

  1. Seria bom aproveitar a onda e renovar igualmente o serviço. Existe uma situação que de quando em quando trago à discussão que é a extensão da linha a Carvalhos de Figueiredo. Seria bom que tal acontecesse para minimizar o risco de acidente com transeuntes que percorrem a En110 até Tomar (e vice-versa). A En110 é estrieia e sem bermas ou passeios neste troço, potenciando risco de vida sobretudo a pedestres e ciclistas que a utilizam quase diariamente, e mesmo acidentes rodoviários.
    Não percebo a cegueira dos responsáveis municipais de Tomar. Em Torres Novas, por exemplo, o TUT chega à estação ferroviária dos Riachos (eu próprio já utilizei esse serviço), embora não garanta que essa linha ainda seja efectuada pelo TUT.
    Como sempre, estamos sempre na cauda da evolução…

    0
    0
      1. Não me venha com aulas da treta como se fosse um professor…neste caso um professor da treta! O Tut que vai ao Tomar parque circula na EN113. Aí já pode? O Tut para os Riachos também sai da malha urbana da cidade. Em Coimbra há Tut’s a circular em troços de estradas nacionais. Em Faro também. Em Guimarães também. Apenas para dar alguns exemplos para não ser enfadonho.
        Apenas em Tomar isso é impossível! Não admira. Estamos encravados entre os milagres de Fátima e os fenómenos do Entroncamento. A juntar a isso temos grunhos como você que vê as coisas como os burros:com palas nos olhos. Antes de mandar os outros aprender, aprenda você e pare de chatear os outros. Sente=se a um canto e brinque sozinho!

        0
        0
          1. Você anda a consumir oxigénio a mais. Já devia estar a fazer tijolo há algum tempo. Sempre adubava a terra e servia para alguma coisa. Além disso, estúpido será o seu pai, que em vez de o fazer mais valia ter feito um queijinho com a mesma matéria prima…

            0
            0
        1. Você, pelo tipo de discurso, dá todos os indícios de ser uma pessoa que nunca fez nada na vida. Vive parasitariamente, sugando recursos alheios, incapaz de criar mais-valia através do trabalho. Não passa dum chuleco armado ao fino, versado, em suma, um intelectualoide de pacotilha. Vá à loja de ferragens, compre pó para as pulgas e polvilhe-se. Talvez assim alguém se aguente ao pé de si…

          0
          0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

- Publicidade -
Botão Voltar ao Topo