
A partir de 1 de janeiro de 2024, os serviços prestados pela Tejo Ambiente, que incluem o fornecimento de água a cinco concelhos da nossa região, vai aumentar 4,9%.
Apesar de já praticar preços muito mais altos do que a empresa vizinha Águas do Ribatejo, a Tejo Ambiente continua a aumentar o tarifário todos os anos.
A proposta inicial ainda era mais grave para o bolso dos consumidores. Segundo o Contrato de Gestão Delegada estava previsto para o próximo ano um aumento do tarifário para o serviço de abastecimento de água e saneamento de 6,35% e de 10,35%. para o serviço de resíduos (lixo).
Refira-se que o valor da inflação previsto para 2024 é de 2,9% pelo governo e de 3,3% pela OCDE.
Os acionistas da Tejo Ambiente (Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Vila Nova da Barquinha e Ourém, este último com outro fornecedor de água) argumentam que estão “cientes das dificuldades económicas que enfrentam atualmente as famílias dos seus municípios” e por isso “decidiram por uma atualização tarifária abaixo daquela que resulta da aplicação da fórmula de cálculo existente no contrato de gestão delegada, bem assim como da proposta do regulador ERSAR”.
O novo tarifário foi aprovado em reunião do Conselho de Administração e da Assembleia Geral da Tejo Ambiente, no dia 17 de novembro.
O PCP emitiu um comunicado sobre este aumento no qual critica a Tejo Ambiente por “criar ainda mais dificuldades à vida dos tomarenses”.
Os comunistas apelam à população para que manifestem “o seu verdadeiro descontentamento por mais este aumento, exigindo que esta decisão seja revertida”.
Esta empresa intermunicipal continua a não publicar quaisquer atas, revelando falta de transparência.
Tarifas da Tejo Ambiente são mais caras do que as das Águas do Ribatejo
Munícipes de Tomar “brutalmente prejudicados” pela Tejo Ambiente
Sempre a bombar. Há que manter os tachos arranjados…
O aumento é de 4,2 e não 4,9.
Mas têm de comunicar o aumento, não recebi nenhuma informação da tejo ambiente aka ladrões.