Economia

Como harmonizar as cozinhas modernas de acordo com o Feng Shui?

O feng shui é uma técnica milenar chinesa utilizada para trazer mais harmonia e bem-estar à vida das pessoas. Ao aproveitar melhor os espaços, através da disposição dos móveis, do uso de cores e outras técnicas, o feng shui ajuda a transformar a energia do nosso lar. Para o feng shui, a cozinha é um dos lugares mais importantes de uma casa porque é de onde a vida flui, ela é símbolo de riqueza e prosperidade. Por isso, é importante deixar o ambiente limpo, organizado e em harmonia para que as energias fluam da melhor maneira.

Este tipo de prática funciona com qualquer divisão da sua casa. Desde salas com decorações minimalistas, quartos mais extravagantes e até mesmo cozinhas modernas.

De seguida, damos-lhe algumas dicas para que consiga harmonizar a sua cozinha segundo as regras do feng shui.

 

Fogão

No feng shui, o fogão representa prosperidade. Ele não deve ficar em frente da pia, pois a água apaga o fogo. Caso não seja possível mudar o fogão de local, deve-se colocar entre eles um objeto do elemento madeira, como um elemento decorativo ou até me mesmo uma planta. O fogão deverá estar em boas condições para aumentar a chance de prosperidade financeira.

 

Frigorífico

O frigorífico, à semelhança da pia, não deve ficar em frente ao fogão, nem do lado. Se for complicado alterar a sua disposição, utilize a mesma dica do ponto anterior e coloque um elemento de madeira a separá-los. Desta vez pode utilizar utensílios de cozinha como colheres de pau ou tábuas de corte.

 

Arrumação

Os armários representam a organização das finanças por isso o melhor será mantê-los sempre limpos e organizados. O lixo deverá ficar fechado e longe do fogão, da pia e da bancada.

 

Decoração

No feng shui, excessos significam energia estagnada, por isso, deverá fazer uma seleção das loiças, acessórios, panelas e eletrodomésticos e manter apenas o que estiver em bom estado. As plantas, flores, frutas, ervas e temperos representam fartura, por isso poderá aproveitar e usá-los como elemento decorativo.

Ainda relativamente à decoração da sua cozinha, a cor que escolher também vai interferir com a energia do espaço. Poderá utilizar detalhes em tons coloridos, mas o melhor será mesmo optar por tons neutros e claros como branco, bege, tom pastel, etc.

O preto é uma cor que tem poder e é bastante sofisticada. No entanto, não quer destacar elementos que simbolizam água, para não apagar o fogo. Por isso, se quiser mesmo usar o preto, faça-o em pequenos detalhes.

As cores laranja, amarelo e vermelho estão associados ao fogo e estimulam o apetite. O amarelo promove a socialização e ajuda a criar um espaço inspirador e alegre.

O verde e azul, ao contrário dos tons quentes podem diminuir o apetite. O verde promove a boa digestão. Para quem tem problemas de estômago ou refluxo, esta cor é a ideal. Se é uma pessoa que faz dieta, o azul poderá ser uma boa opção. Para o feng shui, ele tira a beleza da comida e traz uma sensação etérea e acalma instantaneamente a compulsão.

Algumas mudanças serão fáceis de implementar, outras nem tanto. Se estiver a pensar remodelar a sua cozinha, procure um profissional.

E não se esqueça de verificar com frequência:

  • A pia: deverá ficar limpa e sem loiça suja;
  • O fogão: retire as panelas e mantenha-o limpo;
  • O frigorífico: retire os restos de comida que já não estão bons e mantenha-o sempre limpo e organizado. Evite deixá-lo vazio;
  • Os armários: faça uma limpeza anual e aproveite para selecionar o que já não lhe serve;
  • O caixote do lixo: deverá ter sempre tampa para poder estar fechado e mais uma vez lave-o com frequência;
  • Toalhas, esponjas e panos de cozinha: troque-os com regularidade e mantenha-os limpos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo