in

Cinco atividades desportivas a fazer em Tomar antes do final do verão

piscina IMG 20190816 174732

Tomar é uma das cidades mais particulares de Portugal e uma das melhores escapadinhas em solo nacional. Conhecida como a Cidade Templária, depois de ter sido doada aos templários no ido século XII, Tomar tem inevitavelmente um encanto religioso e místico, que cria uma atmosfera muito específica, que não sente em mais lado nenhum.

No entanto, o encanto e o apelo de Tomar não se fica apenas por esse tesouro arquitectónico e religioso. O que poucos sabem é que esta é também uma cidade indicada para todos aqueles que gostam de desporto. E não estamos a falar dos desportistas de sofá, que gostam de ver futebol na televisão ou de apostar no Bettilt, por exemplo. Estamos a falar de uma oferta de actividades físicas ao ar livre extremamente extensa, variada e muito apelativa. Ou seja, mais um motivo para descobrir este segredo tão bem guardado do turismo português.

Assim, visitar Tomar é uma óptima ideia para quem deseja um destino bonito, único, acolhedor e com todas as condições para uma escapadinha dedica à actividade física ao ar livre. Além disso, a sua localização geográfica privilegiada coloca-o a meio caminho entre Lisboa e o Porto, com ótimas acessibilidades rodoviária e uma oferta de hotelaria acima da média. Eis então 5 actividades desportivas a realizar em Tomar ainda antes do final deste verão.

FAÇA UMA CAMINHADA NA MATA DOS SETE MONTES

A Mata Nacional dos Sete Montes não só é um dos grandes tesouros naturais do território de

Portugal continental, como é o coração verde de Tomar. Esta mata idílica e bucólica, de aspecto de conto de fadas, tem ainda uma atmosfera mística, que remonta aos tempos em que os Templários a usavam para os seus rituais iniciáticos. Era para isso que servia a Charolinha, uma pequena casa de pedra, completamente isolada e à qual se acede por uma pequena ponte até ao meio do lago onde se ergue. Faça uma caminhada por este bosque encantado e junte o útil ao agradável num dos cenários mais especiais do território português.

DESÇA O RIO NABÃO DE KAYAK

Tomar é uma cidade com óptimas infra-estruturas para actividades desportivas, como a piscina municipal ou o seu estádio municipal. No entanto, a nossa recomendação vai para o rio Nabão, que pode descer de kayal, já que são várias as empresas que disponibilizam estes passeios. Esta é uma óptima opção para quem gosta de actividades ao ar livre, do contacto com a natureza e, claro, de paisagens únicas e maravilhosas. Encontra vários percursos disponíveis, como o que vai até Constância ou até o Castelo de Almourol.

DESCUBRA O CENTRO HISTÓRICO A PÉ

Por vezes, para se manter saudável, não necessita de grandes planos. Andar a pé é uma das actividades físicas mais saudáveis que existe e, ao mesmo tempo, das mais simples e fáceis. Tomar é uma cidade óptima para se andar a pé e com um centro histórico como o seu, isso não só se torna mais fácil, como é mesmo um prazer. Jardins, monumentos únicos, o Convento de Tomar e, claro, uma população extremamente amigável, que sabe receber como poucas, fazem com que queira regressar imediatamente, o mais rápido possível, à cidade dos Templários.

DÊ UM MERGULHO NAS SUAS PRAIAS FLUVIAIS

É certo que Tomar tem uma das mais conceituadas piscinas municipais do país, a Vasco Jacob, mas a nossa recomendação vai para um mergulho numa das várias praias fluviais do concelho. É certo que a albufeira da Barragem de Castelo de Bode é provavelmente a mais incrível das paisagens naturais, se bem que o Lago Azul é digno de qualquer fotografia do Instagram. No entanto, as praias fluviais da Bairradinha, dos Montes ou de Alverangel não ficam atrás, com as suas paisagens idílicas, águas calmas e, claro, ambiente super relaxante e tranquilo.

EXPERIMENTE OS DESPORTOS RADICAIS NO SKATEPARK

Finalmente, para os amantes dos desportos radicais, não deixe de passar pelo Skate Park de Tomar, que acaba de mudar de localização e tornar-se mais moderno e optimizado para os seus praticantes. Ideal para a prática do skate, dos patins e da BMX, o skate park de Tomar disponibiliza todas as condições ideais para amadores e profissionais, disponibilizando uma maior oferta para os amantes das práticas desportivas e actividades físicas ao ar livre. Até porque um dos objectivos da Câmara Municipal de Tomar é combater o sedentarismo junto dos mais jovens e promover a actividade física fora de casa.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0
GNR IMG 20210606 120508

GNR de Tomar sem meios para cumprir a sua missão

apelo 288 6759965356419854111 n

Apelo: mulher desaparecida *(atualização)