
Foram plantadas esta semana cerca de 60 novos Jacarandás na Várzea Grande em Tomar, para substituir as árvores da mesma espécie que tinham morrido há cerca de um ano.
Conforme questionámos aqui há poucas semanas, o prazo de garantia da obra de requalificação da Várzea Grande estava a esgotar-se e a câmara de Tomar deixava arrastar o problema.
Esta semana o empreiteiro plantou novas árvores, mas o sistema de rega parece não estar a funcionar pelo que o risco de voltarem a secar repete-se.
Ao mesmo tempo, um grupo de funcionários da câmara esteve esta semana na Várzea Grande a fazer o trabalho que competia ao empreiteiro. Estavam a espalhar uma espécie de areia preta entre os blocos que compõem o pavimento, entre outras pequenas reparações.
A obra da Várzea Grande custou mais de 3 milhões de euros e foi feita pela empresa Angulo Recto – Construções, Lda., de Vila Nova de Famalicão. O projeto foi executado pelo arquiteto Lourenço Gomes.
Aquilo que era um terreno em terra batida que servia de estacionamento desordenado, apresenta-se de cara lavada, sem automóveis no meio, com novas árvores, nova iluminação, novos espaços verdes, nova paragem de autocarros, bancos e ciclovias, entre outras melhorias.
Coitadas! Estão condenadas desde o dia em que foram escolhidas.