DestaqueCultura

Tomarense nomeada secretária de estado da cultura

- Patrocínio -

Maria de Lurdes dos Anjos Craveiro, de Tomar, até agora diretora do Museu Nacional Machado de Castro, de Coimbra, foi nomeada secretária de estado da cultura, segundo a lista entregue hoje pelo novo primeiro-ministro, Luís Montenegro, ao Presidente da República.

Doutorada em História da Arte pela Universidade de Coimbra, a tomarense é professora auxiliar na Faculdade de Letras da mesma universidade.

Segundo a sua biografia, é a investigadora principal do “Grupo de Estudos Multidisciplinares em Arte”, no Centro em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, Unidade de I&D-281, da Fundação da Ciência e Tecnologia.

- Patrocínio -

Em colaboração com vários organismos tem tido uma ação destacada na defesa, conservação e divulgação do património arquitetónico. Neste contexto, e no âmbito da História da Arte, integrou diversas campanhas e projetos de salvaguarda sobre várias estruturas patrimoniais.

A mais de meia centena de trabalhos científicos publicados em Portugal, Espanha, Bélgica e Brasil abrange o exercício de revisão conceptual em História da Arte, as questões patrimoniais ou os domínios da pintura, da escultura e da arquitetura desde os finais da Idade Média ao período neoclássico.

Em 2021 Maria de Lurdes Craveiro, 65 anos, venceu o concurso internacional para o provimento do lugar de diretoria do Museu Machado de Castro, lançado em 2020 pela Direção-Geral do Património Cultural.

A tomada de posse dos secretários de Estado está marcada para esta sexta-feira, dia 5, às 18h00, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

- Patrocínio -

1 comentário

  1. Mais um caso de tomarense que deixou esta cidade para construir a sua carreira profissional. Tem sido assim e será cada vez mais numa cidade em que só os lares para idosos e os hotéis e restaurantes para turistas são a economia local.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo