DestaqueSociedade

Tomar não perde mais população graças aos estrangeiros

- Patrocínio -

Os dados estatísticos do INE revelam que, em duas décadas, Tomar perdeu mais de 6 mil habitantes e só não perdeu mais graças à crescente presença de estrangeiros que escolhem o concelho para viver.

Quer em Tomar, quer em Ferreira do Zêzere, é notório o crescimento da comunidade estrangeira, originária sobretudo do Reino Unido e que aqui procura casa para viver e gozar a reforma. Isto apesar de haver uma grande maioria que nem sequer tem estatuto legal de residente.

Em 2019, estavam registados no concelho 987 estrangeiros com estatuto legal de residente, pertencentes a 56 diferentes nacionalidades, tendo o Reino Unido e o Brasil maior representatividade.

Por isso, é com natural expectativa que se aguardam os resultados do recenseamento geral da população (Censos) que agora começou.

Em 2001, Tomar tinha 43.006 habitantes, número que baixou para 40.677 uma década depois. Segundo as estimativas da população do INE, em 2019 éramos apenas 36.748 habitantes, número que deverá baixar ainda mais nos Censos 2021. É dos concelhos da região que mais tem perdido população.

Não será de admirar que os resultados do Censos ditem que em Tomar temos menos bebés, mais idosos e famílias mais pequenas.

 

Nº de habitantes

2001*2011*2019**
Tomar43 00640 67736 748

Fonte: INE

* Censos

** Estimativas anuais da população residente (INE)

 

Proponha uma correção, sugira uma pista: 

Envie fotos e vídeos para ou por aqui

 

- Patrocínio -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo