DestaqueNecrologiaPolítica

Quando Jorge Sampaio visitou Tomar (c/ fotos)

No dia da morte de Jorge Sampaio, antigo presidente da república, recordamos algumas das suas passagens por Tomar.

Segundo os nossos registos, Jorge Sampaio passou por Tomar em várias ocasiões. Nos anos 90, esteve em campanha eleitoral para as presidenciais em Tomar, discursando durante um evento na Várzea Grande.

A 1 de março de 1998, visitou Tomar, em dia de festa comemorativa do feriado municipal.

Em 2004, no dia 15 de maio, visitou o Congresso da Sopa que decorria no Mouchão e de seguida visitou o Núcleo de Arte Contemporânea, inaugurado dias antes.

Jorge Sampaio morreu esta sexta feira aos 81 anos. Foi deputado, líder do PS, presidente da câmara de Lisboa e presidente da república, entre outros cargos.

Fotos do arquivo da agência Lusa

sampaio 397864 3441859514992414738 n
Foto de Artur Matos

sampaio 07266871 4433095255538146950 n

 

9 Comentários

  1. Paz a sua alma. Era realmente um bom Homem. Uma referência para o povo português e não só. Que sorte teria Portugal e os Portugueses, se todos os nossos políticos fossem como ele!
    Nas fotos em Tomar, minha terra Natal, o que mais me entristece ver, é um político tão nobre ao lado de um “homem” que de nobre não tem nada e praticamente destruiu Tomar. Jorge Sampaio merecia melhor companhia nas fotos escolhidas para o homenagear.

  2. Jorge Sampaio foi um politico de ideias de esquerda caviar, e agora como por exemplo Otelo vai engrossar os altares dos Santos.
    Já esquecemos que foi quem condecorou o Mortágua, entre outras pancadas ??
    Ser um pessoa honesta e boa hoje já é motivo de grande admiração??
    Não esqueço que foi mais um dos que ajudou a enterrar o país, sem ter sequer a grandeza de um Mário Soares.
    Paz à sua alma , mas acho que ninguém vai notar a sua falta no País.

    1. A democracia é isso é poder dizer que na minha opinião o Jorge Sampaio não fez nada de relevante para oPaís, sempre apoiou uma esquerda essa sim faciosa e destrutiva do Pais, para além de se ter promovido com essa imagem de anti fascista!

  3. paz à sua alma

    Vamos então a esse choringas que enchia a boca de cidadania e outras boutades que tais.
    Para começar era um betinho. Menino-família que na universidade queriam muito fazer revoluções e mudar o mundo. Chamaram e ainda chamam às javardices que fizeram – designadamente entregar os territórios ultramarinos às potências comunistas – actos revolucionários. Normalmente os papás pagavam.
    Lá foi a presidente e pode considerar-se que este homem, muito bonzinho, dizem eles, foi conivente e co-responsável pelos maiores atropelos à verdade democrática de Portugal. Vejamos:
    O Durão Barroso tinha ganho “à rasca” após a debandada do Guterres, mais especializado em refugiados e miseráveis, e que já tinha feito o seu trabalho por cá: tinha-nos deixado no pântano. Mas eis que o Durão, outro betinho ex-esquerdista, preferiu ser “homem de mão” da Merkel, num cargo administrativo na EU, a respeitar o compromisso que supostamente teria com o povo português. E este Sampaio até achou muito bem. Depois, não contente, ainda demitiu o Santana para dar lugar ao Sócrates.
    Por outras palavras: nem soube respeitar as regras do jogo democrático quando as havia, nem soube contribuir para a democracia, tanto cá, como no Ultramar.
    Mas há um pequeno pormenor que é bem significativo. Quando ele era presidente e a Telecom empresa pública, o conselho de gestão e os quadros daquilo eram um “ninho de ratos” de filhos-família bem colocados pela elite. Pois bem: foi quando um filho dele lá foi instalado, sem concurso, está bem de ver. Por mero acaso, mas em coerência, o filho do Durão Barroso veio a entrar para o Banco de Portugal.
    Morreu e paz à sua alma.

  4. O A. Parva disfarçado de Samora e de Caldas. Tanto recalcamento num cérebro queimado pela frustração. Jorge Sampaio tinha elevação em todas as palavras e actos. Era um verdadeiro estadista e um homem bom. Quem critica um Homem como Jorge Sampaio quando toda a sociedade cívil e política é unânime em reconhecer somente qualidades, é alguém com muito mau íntimo e um EGO mal alimentado. Provavelmente nem a familia te suporta, deves estar muito mal com a vida!

  5. Ò Manel…

    Vê lá se te enxergas.

    Unanimismos salazaristas de esquerda

    Unanimismos desses, bem mais unânimes, aliás, também o Salazar teve. E a esse, tirando aquele terrível defeito de ser salazarista, devemos muitíssimo mais do que a essa tal Sampaio.
    Agora essa de confundir “toda a sociedade civil e política” com o seu próprio ego, bem alimentado, presume-se, Óh Sô Manel, também tem a sua piada.
    Mas, vá lá, eu, que até fiz campanha por ele, como já havia feito pela Pintasilgo, só compreendi bem o registo da peça depois de o ver a actuar. E, claro, fiquei a detestá-lo.
    Mas você, em vez de se esconder atrás da unanimidade de toda a sociedade civil e política (whatever that means), e para glória desse tal Sampaio, faça, fundamentadamente, duas coisas:
    a) desminta-me
    b) apresente factos em contrário.

  6. Quem se esconde atrás de um nick name e não assume o próprio nome, A. Parva.
    Jorge Sampaio nunca se escondeu, era um Homem sério e à seria. Isto é um facto indesmentível.
    Quanto a ti aconselho-te a sair do armário.
    Para terminar espero que trates essa depressão com um especialista, comigo não contes…Jorge Sampaio estará para sempre no coração dos Portugueses de bem.

  7. Óh Sô Manel

    Lá vem vocemecê outra vez com a pissicologia de trazer por casa. (será mais pela barraca, talvez)
    Vomecê nao percebe, nem faz a mínima. Mas eu, enquanto tiver paciência e me divertir assim, vou-lhe dando uma explicaçõezinhas de borla.
    É assim: os assuntos políticos tratam-se politicamente. E politicamente, essa criatura que você diz que tem no coração (podia ser no fígado ou na vesícula) foi mesmo um desastre. Só lhe devemos mais atraso e, ia-me a esquecer, também lhe devemos o Sócrates (em que órgão é que terá este?)
    Quando ficar assim enraivinhado, não pense que os outros estão em depressão. Experimente, em vez disso, tomar qualquer coisinha que lhe faça bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.