DestaqueCultura

Primeiro jornal em Tomar foi publicado há 145 anos

- Publicidade -

2 de fevereiro de 1879 é uma data história para Tomar e para a imprensa tomarense. Há 145 anos era publicado o primeiro jornal em Tomar. De pendor republicano, tinha por título “A Emancipação” e era dirigido por Angelina Vidal e Luís Augusto Pereira Campeão.

Sobre Angelina Vidal importa referir que, apesar de pouco conhecido, o seu nome é uma referência na vida cultural e jornalística de Tomar no final do século XIX. Nascer mulher nessa altura significava uma vida de sacrifícios, preconceitos, constrangimentos e segregação social. É de realçar a coragem de uma mulher que, entre outras intervenções públicas, foi jornalista e diretora do primeiro jornal de Tomar, “A Emancipação”.

Se a profissão de jornalista era, até há poucas décadas, dominada de forma quase hegemónica pelos homens, imaginem como era encarada socialmente a situação de uma mulher exercer a atividade jornalística e dirigir um semanário há 145 anos. O que é facto é que Angelina Vidal acabou por morrer na miséria já no século XX, em Lisboa, cidade onde nascera.

Os únicos exemplares que restam do semanário “A Emancipação” estão na biblioteca municipal de Tomar, um valioso espólio que urge preservar, digitalizar e colocar à disposição dos investigadores.

Há alguns anos iniciou-se o processo de digitalização de alguns títulos da imprensa tomarense do final do séc. XIX e início do séc. XX, mas o trabalho não foi concluído nem está disponível online.

- Publicidade -

Apesar da riqueza desse espólio, Tomar não tem uma hemeroteca. Aqui perto temos bons exemplos de municípios que apostam nesta área: Constância e Sertã.

A Emancipacao jornal

 

 

- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo