Vai ser criada na extensão de saúde da Sabacheira, Tomar, uma área dedicada para avaliação e tratamento de doentes COVID-19, por decisão da Administração Regional de Saúde.
A partir do dia 30 passa a funcionar ali uma ADC, área reservada a utentes com suspeitas de COVID-19, composta, por duas salas de observação, com áreas de receção, de espera e instalações sanitárias separadas dos doentes sem suspeita de COVID-19. Ali vão trabalhar um médico, um enfermeiro, um assistente operacional, um administrativo, além da equipa de limpeza.
Devem aceder às ADC, preferencialmente, os utentes com sintomas respiratórios e que previamente tenham contactado a Linha SNS 24 (808 24 24 24).
A criação destes espaços tem em conta “o alargamento progressivo da expressão geográfica da pandemia COVID-19 em Portugal, e a Norma 004/2020 – COVID-19 – Fase de Mitigação, emitida pela DGS”.
Diz a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo que esta medida de reorganização dos recursos humanos e materiais nos cuidados de saúde primários, surge “no cumprimento dos princípios de equidade, qualidade e proximidade dos cuidados de saúde prestados à população”.
Na região foram criadas 35 Áreas Dedicadas (ADC) à COVID-19. Aqui fica a lista.