DestaqueSociedade

Piloto tomarense João Roque rescinde com a TAP

- Patrocínio -

Ao fim de 30 anos ao serviço da TAP, o piloto tomarense João Roque rescindiu contrato com a companhia aérea portuguesa.

“Fechou-se um ciclo, e o sonho poderá continuar a cumprir-se noutro lugar, noutros céus, noutros aeródromos/aeroportos, abrindo-se outro!!”, escreveu João Roque numa mensagem emotiva partilhada no Facebook.

O piloto começou a trabalhar na TAP em 1991 e em 2002 tornou-se comandante de avião, fazendo milhares de viagens para todo o mundo.

No seu percurso ligado à aviação, merece destaque a fundação em Tomar do clube de aeromodelismo Aerocalminhas, verdadeiro “ninho” de pilotos e de engenheiros ligados à aviação e à conquista do espaço.

Aos 56 anos, João Roque assinou o contrato de rescisão com a TAP no dia 25 de março e deixa de estar ligado à empresa a 31 do mesmo mês.

É o “fechar de um ciclo”, como diz o piloto, a quem desejamos felicidades e continuação de muitos voos.

https://www.facebook.com/joao.r.santos.56/posts/10224274367557139

 

 

- Patrocínio -

19 comentários

  1. Vem com o saco cheio…são estes e os bancários, depois de anos e anos de privilégios anda levam um cheque bem gordo. Coitado de quem sai da platex, sem cheque e sem ajudas e patrocínios do estado.. mas esses sonharam mais baixinho…

    0
    0
      1. O argumento da dor de cotovelo é que é lixado.. qualquer coisa que seja criticar quem se anda aproveitar, ou tem benefícios principescos leva logo com isso.. assim é fácil.
        Eu sei que que TAP vive do dinheiro dos contribuintes, e durante anos foi um buraco sem fundo,, anos em que o turismo teve nos seus máximos..
        Sei que noutras companhias não ha os gastos com pessoal como ha na TAP… e sei que quem so tem o argumento da dor de cotovelo.. devia calar,,,

        0
        0
    1. Um poste é mais inteligente do que tu. Um pneu, idem. Mas eu entendo, inveja é uma coisa muito portuguesa, está enraizada nesta sociedade que teima em ser comuna e só é feliz quando se tira aos outros. Se outros têm mais, não interessa se com sacrifício ou não, o que interessa é que têm mais, ui.. Está tudo lixado. Na tua cabeça um tipo que sai de operador de telemarketing, por rescisão, tem de sair com uma indemnização igual à de um médico, por exemplo, se rescindisse. Mas isso só na tua cabeça de ignorante, vazia e pequenina, típica portuguesa. Se fosse um tipo do BES, um tipo do BANIF, um tipo dos sem números governos corruptos que temos, já não havia problema. De saco cheio estamos nós e é de pessoas como tu. Mete rennie que isso passa. Ou vai tirar o brevet e chia menos. Espero que todos os teus natais, Páscoas, fins de ano, aniversários de filhos, pais, familiares, festas das escolas dos teus filhos, tudo o que forem datas importantes, as tenhas passado bem e com todos eles, porque este senhor faltou a muitos, certamente, porque provavelmte estava a unir famílias, amigos e turistas, muitos também com essa mentalidade do século passado.

      0
      0
      1. tão ofendida que a menina defensora dos condutores de aviões ficou.. mas o resumo é simples, a TAP foi um buraco para os contribuintes, e não deixa de o ser por haver outros buracos como o BANIF ou o BES ou a PT ou…
        E as regalias dos trabalhadores da TAP claro que são um contributo para isso.. como se pode ver em inumeros artigos (ex https://eco.sapo.pt/2020/12/16/pilotos-da-tap-chegam-a-ganhar-mais-do-dobro-que-os-da-iberia-e-air-europa/)
        Os medicos, os policias, os enfermeiros etc também passam os Natais e dias santos longe das suas familias.. não são é os que ganham mais da Europa á conta do contribuinte…
        Claro que com argumento da inveja e dor de cotovelo só se podem criticar os mendigos, os postes e os pneus..

        0
        0
      2. Este piloto parece-me a ser uma pessoa muito decente, quando liderou os aerocalminhas de certeza que não ganhava nada com aquilo, era por gosto. Ele não tem a culpa das políticas bolcheviquianas que nos desgovernam há 47 anos!!! São uma das razões que nos está a puxar para o fundo. As condições dos funcionários públicos e dos trabalhadores das empresas públicas são vergonhosas. Há muitos anos quando eu ainda era um puto, um familiar comunista, que por acaso trabalha para uma empresa pública, disse-me que se estivesse bem era do PSD. Eu hoje digo o contrário, se estivesse bem era do BE, CDU, etc….

        0
        0
  2. Há ligações profissionais a empresas que quando acabam trazem desemprego, dificuldades, pobreza e desânimo. É o caso das profissões que desaparecem pela evolução tecnológica, súbito revés do mercado, pouca especialização do trabalhador. Outras há que por haver poucos especialistas (médicos ) ou por o mercado explodir de necessidades (informáticos) têm sempre alternativas e bem pagas. É o caso dos pilotos, enquanto os aviões não voarem sozinhos. A especialização dum piloto é tanta que até é notícia nesta paróquia, cada vez mais pacata. Já a questão da Platex é bem mais séria pois tem que ver com problemas sociais futuros com os desempregados de hoje e com a falta de trabalho para os jovens, amanhã. Para além da nova baixa na criação de riqueza na cidade.

    0
    0
  3. Gente, os aviões não andam no ar por responsabilidade dos governos que decidiram aproveitar a desculpa do vírus para prender as pessoas e fechar tudo a seu belo prazer… o comum de governos socialistas (qualquer que seja a sua variante)… sempre a fazer tudo ao seu alcance para destruir a vida das pessoas. Espero que por causa destes incompetentes, não vão para lá os fascistas, que seria trocar o péssimo pelo horrível.

    A parte da TAP dos aviões/ voos, dava muito dinheiro, o problema foi o resto do grupo nomeadamente aquela estupidez de negócio (para não lhe chamar outra coisa) de compra da empresa de manutenção no Brasil que aí foi o descalabro para as contas do grupo.

    Quanto aos pilotos ganharem bem, assim como as restantes pessoas da empresa, parece-me óptimo.
    Desejo é que também os outros consigam ganhar bem, isso sim, seria evoluir… querer nivelar por baixo é o mau costume da gente mesquinha que não consegue ver o próximo um pouco melhor que ele mesmo.

    0
    0
  4. Poderia ter ido para Piloto da TAP ou para bancário. Decerto que não o fez porque detesta ser daquelas pessoas que “se andam a aproveitar, ou tem benefícios principescos”. De certeza que isto estava ao seu alcance e optou por não seguir qualquer dessas carreiras horríveis, só porque não lhe apeteceu.

    0
    0
    1. Seja eu pilota de um autocarro, motorista de avião, o ponto em que afinal concordamos é que durante anos tantos os bancários como os pilotos da TAP são dois exemplos de profissões com benefícios á custa dos estado, que no final, tanto nos bancos como na TAP teve que intervir.

      0
      0
  5. Ignorante, há anos que o governo não mete um cêntimo na TAP, e só o faz agora porque a pandemia ,veio agravar e muito a situação, assim como outros governos por esse mundo foram obrigados a injetar dinheiro noutros operadores aéreos gigantes comparando com a TAP. E já agora os trabalhadores da TAP também pagam impostos.
    Com o confinamento secou-te o cérebro.

    0
    0
    1. Se ela é do estado, como é que você pode dizer que há anos que o governo não mete um tostão na TAP!!!!! E ela sempre foi do estado, que teve sempre uma participação miníma de 50%. A partir de 2015 concórcio Getway tinha 45% e os trabalhadores 5%!!!! E a comissão europeia fez finca pé a nova injeção de dinheiro por parte do governo sem uma forte restruturação, daí este piloto Tomarense ter batido com a porta, porque a TAP já estava falida antes da pândemia.

      0
      0
    2. Sr. Paulo Gonçalves
      O sr. apenas tem razão num ponto: O governo há muito tempo que não coloca dinheiro na TAP.
      A TAP com capitais totalmente privados foi num curto periodo de tempo. Logo que entrou o Costa, o Estado passou a ter 50% do capital. Agora tem cerca de 90% do capital.
      O Governo colocou lá dinheiro e ainda la vai colocar muito mais, não só devido à pandemia.
      Lembro o sr. que a TAP desde há muitos anos tem prejuízos de forma quase continuada
      Como é logico os prejuízos acumulados e agora com o empurrão da pandemia, o resultado só poderia ser um: FALÊNCIA
      Quanto aos outros operadores e o que os outros governos fazem pouco ou nada interessa

      0
      0
      1. A TAP nunca foi totalmente privada, quando o Passos iniciou a privatização era para 61% do capital, o restante era do estado e dos trabalhadores. Eles (políticos) dizem que é uma empresa estratégica porque ela é de facto estratégica mas para eles, ao que afirma o jornalista tomarense Gomes Ferreira eles até têm comissões no leasing dos aviões. Veio também no jornal que a mulher do Fernando Medina teve um bónus milionário, sem qualquer justificação!!!! E o mesmo se passa com a CGD, que apesar de dar dividendos ao estado não sei para é que aquilo serve!!!! Acabem com esta vergonha, isto não é Angola!!!!! Votem em partidos que corram de lá com estes javardos.

        0
        0
  6. Como o nosso ilustre conterrâneo diz e bem , fecha-se um ciclo brilhante e certamente se abrirá outro igualmente bom.
    Profissionais de topo são sempre úteis .
    Tomar estaria certamente melhor se tivéssemos muitos deste quilate.
    Um abraço e continuação de ” bons voos “

    0
    0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

- Publicidade -
Botão Voltar ao Topo