DestaqueSociedade

Perigo da Lagarta do Pinheiro em vários locais da cidade

- Patrocínio -

Aquilo que aconteceu com uma cadela na zona da Nabância, em Tomar, pode voltar a acontecer noutros locais da cidade, tanto a animais como a pessoas.

A Lagarta do Pinheiro, conhecida como “processionária”, que pode causar graves reações alérgicas, está presente em vários espaços verdes de Tomar.

Pelo que pudemos constatar, das dezenas de pinheiros plantados na cidade, apenas um tem instalado o sistema que retém aquela praga e evita o seu contacto com o solo.

- Patrocínio -

A câmara chegou a instalar uma espécie de “cinto” em plástico à volta do tronco dos pinheiros, mas neste momento apenas existe numa única árvore, na Nabância (ver foto).

Por exemplo, na rua Lopo Dias de Sousa, mesmo em frente à esquadra da polícia, está um pinheiro com vários ninhos da lagarta “processionária”, pondo em perigo pessoas e animais.

Outras autarquias, colocam avisos em locais considerados de risco de contacto e cortam os ramos onde se encontram os ninhos dessa praga. Em Tomar nada disto se faz.

 

Informação do INEM

Lagarta do Pinheiro: saiba o que fazer em caso de contacto

A lagarta do pinheiro, também conhecida como “processionária”, é um inseto desfolhador dos pinheiros e cedros em Portugal. O contacto, direto ou por inalação, com os pelos da lagarta pode provocar uma reação alérgica cuja gravidade depende da intensidade da exposição e da sensibilidade individual. Em qualquer um destes casos, saiba o que fazer de imediato.

Em caso de contacto com a lagarta do pinheiro, deve:

  • Retirar o vestuário e tomar banho
  • Se os olhos tiverem sido atingidos, lavar com água corrente durante cerca de 10 minutos
  • Remover os pelos urticantes que possam ter ficado aderentes à pele (por exemplo, com um adesivo)
  • Aplicar um creme hidratante
  • Se os efeitos/reação alérgica forem intensos, deve procurar a ajuda de um médico
  • Contacte o CIAV – Centro de Informação Antivenenos: 800 250 250

Os animais são igualmente sensíveis ao contacto com as lagartas sendo aconselhado procedimentos idênticos. Será conveniente uma observação por um veterinário particularmente no caso de cães e gatos.

Estes episódios são muito frequentes tanto nos adultos, como nas crianças, principalmente na fase em que os pelos são libertados.

Normalmente, é a partir de dezembro que aparecem os Ninhos de seda nos ramos dos pinheiros. Entre janeiro a maio, surgem as filas de lagartas a descer pelos troncos dos pinheiros e, na primavera, os pelos urticantes das lagartas são libertados. Contudo, nos últimos anos, tem-se verificado um aumento desta praga e uma alteração do calendário, sobretudo devido às condições climáticas

Lagarta do pinheiro “ataca” na Nabância

- Patrocínio -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo