
O pintor tomarense Eduardo Pereira, de 68 anos, acaba de completar mais uma obra de arte da sua autoria. Desta vez desenhou a planta da cidade de Tomar em 3D, um trabalho que demorou, segundo o próprio, três semanas a ser executado.
Nesta altura Eduardo está a tentar vender cópias deste seu último trabalho, numeradas e assinadas pelo autor que pode ser contactado pelo tlm. 917038974.
Cada desenho custa 10 euros.
Eduardo Manuel Ruivo Pereira nasceu em Vargos, Freguesia de Vila do Paço, concelho de Torres Novas, a 1 de julho de 1956. Vive desde muito novo em Tomar onde logo aos nove anos começou a aprender o ofício de carpinteiro. Até a sua reforma foi esta a sua profissão.
O gosto pelo desenho apareceu muito cedo e tinha o sonho de ser arquiteto.
A vida levou-o por caminhos diferentes, mas o prazer de desenhar acompanhou-o a vida toda. Nas horas livres desenha e pinta a lápis de cor aquilo que o motiva, a sua terra natal e a cidade onde vive, por exemplo, a capela de Santa Ana nos Vargos, a igreja de Moreiras Grandes, a torre da igreja de S. João Baptista, a Charola do Convento de Cristo, Santa Iria ou a Janela do Capítulo. Tudo pintado ao pormenor e em escala. Aliás Eduardo cria o seu próprio papel milimétrico para os seus desenhos.
Se passar pela rua Pedro Dias no centro histórico de Tomar e espreitar numa das janelas do rés-do-chão, lá está Eduardo Pereira no seu estirador a fazer aquilo que mais gosta: pintar.
A simplicidade da sua arte corresponde à sua maneira de viver, simples e humilde.
Vamos ajudar o Eduardo.