DestaquePolítica

Os militares tomarenses que ajudaram a derrubar o antigo regime

- Publicidade -

A coluna da Escola Prática de Cavalaria que saiu de Santarém na madrugada do dia 25 de abril de 1974, sob o comando do capitão Salgueiro Maia, integrou dois militares de Tomar, que participaram nas operações de derrube do regime do Estado Novo, e que culminaram na rendição de Marcello Caetano aos militares de Cavalaria no Largo do Carmo.

Os dois militares de Tomar foram: António Manuel Filipe de Moura, antigo funcionário do MAP, delegação de Tomar; e Brás Rodrigues de Sousa, antigo carteiro no posto dos CTT de Tomar.

Estas informações constam de um trabalho de investigação dos jornalistas do ‘Público’, editado em 1999, quando passavam 25 anos sobre a data, intitulado ‘25 de Abril – Os 240 que prenderam caetano’. A coluna militar da EPC, As Biografias, As Histórias, A Acção, A 2.a Coluna e o reencontro dos protagonistas vinte e cinco anos depois, são alguns dos capítulos dessa publicação.

Trata-se de uma revista com 160 páginas, dedicada na íntegra à coluna da EPC de Santarém que sob as ordens de Salgueiro Maia contribuiu decisivamente para o derrube do regime do Estado Novo no dia 25 de abril de 1974.

Nela é feito um levantamento exaustivo dos elementos que constituíam essa coluna militar, com fotografias da época e da atualidade e breve descrição de cada um dos militares, os meios usados, as instalações da EPC, a cronologia detalhada da ação da coluna, no trajeto Santarém-Lisboa e todas as movimentações na capital, do Terreiro do Paço ao Largo do Carmo e a rendição de Marcello Caetano no Quartel da GNR e o reencontro desses militares 25 anos depois na parada do Quartel da EPC. Inclui ainda o relatório de Salgueiro Maia, sobre a participação da sua coluna da EPC no 25 de Abril de 1974: ‘Operação Fim Regime’.

- Publicidade -

Casimiro Serra, colecionador de publicações sobre a história recente de Portugal e das antigas colónias, possui essa revista e cedeu-nos os dados para este apontamento. Os nossos agradecimentos.

25 de abril 18270855535 8830832713464715835 n

- Publicidade -

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo