A chamada ponte da Pombeira, sobre o rio Zêzere, que faz a ligação entre Ferreira do Zêzere e Vila de Rei, ou seja, entre os distritos de Santarém e de Castelo Branco, está a ser alvo de obras de reabilitação e reforço estrutural num investimento que ascende a 4 milhões e 225 mil euros.
Os trabalhos obrigam a um condicionamento do trânsito, com recurso a tráfego alternado regulado por semáforos, prevendo-se que se mantenha assim até ao início do mês de agosto de 2024.
A ponte foi inaugurada a 26 de março de 1995, era Cavaco Silva Primeiro Ministro.
Com estas obras pretende-se o reforço das condições de circulação e segurança da travessia, que apresenta uma altura de 100 metros acima do leito do rio e uma extensão total de 385 metros. Caracteriza-se por ser uma estrutura em arco e possuir um vão de 224 metros.
Consignada no dia 14 de junho à empresa VSL Sistemas Portugal – Pré-Esforço, Equipamento e Montagens, S.A., de Paço de Arcos, com um prazo de execução de 420 dias, a empreitada inclui, entre outros, os seguintes trabalhos:
– Limpeza geral da obra, com projeção de jato de água;
– Substituição/reparação de aparelhos de apoio;
– Tratamento da fendilhação, zonas porosas e delaminação por corrosão na face inferior da laje, das vigas e das carlingas;
– Impermeabilização e pavimentação do tabuleiro;
– Tensionamento dos cabos de pré-esforço;
– Pintura geral da ponte.
Constrangimentos?
Passo lá duas vezes por dia e não acho nada de anormal
Tal e qual ,ainda no natal lá passei de moto e não vi constrangimentos nenhuns ,aliás não havia trânsito nenhum….