O engenheiro e ex-vereador José Manuel Delgado, de Tomar, está a preparar a edição de um livro sobre os chamados “patos bravos”, um grupo de homens sobretudo do nordeste do concelho que desde o início do séc. XX rumou a Lisboa e aí construíram centenas de prédios.
“Sabemos todos que grande parte da Cidade de Lisboa, foi construída por Tomarenses, o primeiro prédio em 1906”, começa por referir José Delgado na publicação que fez no Facebook onde desafia todos a “colaborarem a fazer um registo dos construtores e prédios, memórias. Os Avós, Pais, família e amigos, tantos construtores”.
Quem tiver informações como nome de empresas construtoras, sócios, nomes quando individuais, localização e se possível, ano de construção pode enviar para:
“O registo tem em vista dar a conhecer este imenso povo, a sua importância na construção de Lisboa e claro, o devido reconhecimento. Simplicidade”. No seguimento de outras edições, José Delgado pretende publicar um livro com as histórias, as tradições, eventos, curiosidades e processos construtivos.
Até ao momento, o único livro que existe sobre este tema foi publicado em 1946: “os construtores civis tomarenses e o desenvolvimento da construção urbana em Lisboa” da autoria de Fílius Populi (ver em baixo)
É a história dos “patos bravos”, os primeiros empreendedores aventureiros que saíram de Tomar e rumaram a Lisboa onde contruíram “meia cidade”.
No comentário que enviei á cerca da Senhora da Piedade. No lugar do nome esqueci-me de pôr só Maria.
Agradeço que não publiquem o meu nome.