DestaqueEconomia

Inspeções automóveis vão aumentar 5%

- Publicidade -

A partir de 1 de janeiro de 2024, que vai ser mais caro realizar as inspeções periódicas obrigatórias aos veículos.

Inspecionar um veículo ligeiro em 2024 vai custar 35,89 euros, mais 5% (+1,7 euros) do que os 34,19 que estiveram em vigor na tabela de preços dos centros de inspeção automóvel este ano.

Nos pesados, a inspeção aumenta de 51,17 para 53,72 euros, ou seja, mais 2,56 euros, valor que já inclui IVA.

As reinspecções aumentam de 8,57 para 9 euros.

Segundo o IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, esta atualização anual da tabela das tarifas das inspeções obrigatórias, das inspeções para atribuição de matrícula, das inspeções extraordinárias, reinspeções e emissão da segunda via da ficha de inspeção atualizadas está relacionada com a taxa de inflação medida pelo Índice de Preços no Consumidor Total.

- Publicidade -

“Considerando que de acordo com a última atualização do INE de 14 de dezembro de 2023, referente a novembro de 2023, do ‘Índice de Preços no Consumidor’, a taxa de variação medida anual (sem habitação) foi fixada em 4,98 % há que proceder ao cálculo do impacto deste índice nas tarifas em vigor, de modo a uniformizar os valores a pagarem todos os CITV – Centros de Inspeção Técnica de Veículos”, pode ler-se na deliberação.

 

Legislação

- Publicidade -

4 comentários

    1. Ainda és vivo? Julguei que já te tinhas ido, pá! Lembro-me de ti quando me insultaste a propósito da linha do TUT que passa em Carvalhos de Figueiredo, e que tu disseste que não podia ser por se tratar duma estrada nacional. Afinal, é possível ou não? O TUT faz ou nao6 faz aquele itinerário?
      Eu podia explicar-te porque era possível, mas não me apetece ensinar gente como tu! É pura perda de tempo…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo